Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

295 artesãos participarão da Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul

Publicação:

Expoargs
Expoargs

A Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs) ocorrerá simultaneamente à Expointer. Ao todo, 295 artesãos de 56 municípios gaúchos irão expor e comercializar peças no maior evento de artesanato do Estado, que acontece de 27 de agosto a 4 de setembro, das 9h às 20h, no Pavilhão do Artesanato, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Com 1.600 m² divididos em 118 estandes, a feira reunirá ampla variedade de técnicas de artesanato como típico, tecelagem, couro, cutelaria, mateiras e bombas de prata. De acordo com a coordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), Marlene Leal Garcia, a expectativa é crescer 10% em vendas em 2016 em comparação ao ano passado, que contabilizou R$ 960.090,25.

“Sempre trazemos novidades do artesanato gaúcho para a Expoargs. Queremos mostrar o que há de diferente no Estado. Este ano, o grande destaque será a participação do Grupo Matizes”, conta. O grupo que participará pela primeira vez da Expoargs é formado por oito artesãos de Gramado que trabalham com pintura em porcelana e tela, junco, fibra vegetal e modelagem de cerâmica.

Ao todo, o PGA recebeu mais de 900 inscrições para a feira. Em maio, foram realizadas triagens, que envolveram a avaliação de 5 a 10 peças por matéria-prima utilizada pelos artesãos inscritos, em nove municípios gaúchos.

2015

A 32ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs) contabilizou R$ 960.090,25 referente à venda de 28.631 peças artesanais, de 29 de agosto a 6 de setembro de 2015. Cutelaria, couro típico e resina e modelagem foram as peças mais vendidas na feira. O evento reuniu 282 expositores de 58 municípios do Estado.

Expoargs

A Expoargs é desenvolvida pelo Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), que incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. O Programa é uma realização da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), órgão vinculado à Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul (STDS).

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social