Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Agendamento de seguro-desemprego qualifica atendimento ao trabalhador

Publicação:

Agendamento do seguro-desemprego
Agendamento do seguro-desemprego

Tendo por objetivo facilitar o atendimento ao trabalhador, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) lançou no mês de dezembro de 2015 o agendamento do seguro-desemprego onde o trabalhador pode escolher a Agência FGTAS/Sine para ser atendido com data e hora marcada.

No período de 01 de dezembro de 2015 a 29 de janeiro de 2016 foram agendados 18.312 trabalhadores, nas 111 Agências FGTAS/Sine onde o serviço esta disponibilizado. As unidades com maior número de agendamento foram Porto Alegre Centro (2.762), Gravataí (2.089) e Caxias do Sul (1.756).

O atendimento para encaminhamento do benefício pode ser agendado no site da FGTAS ( www.fgtas.rs.gov.br ) no menu Serviços e Informações.

“Com o oferecimento desse serviço, qualificamos o atendimento aos trabalhadores que solicitam o encaminhamento do seguro-desemprego”, destaca o diretor-presidente da FGTAS, Juarez Santinon. “Estamos dentro do prazo que estabelecemos de que, até final de fevereiro, as 129 agências que trabalham com o Sistema Mais Emprego estejam com o serviço disponibilizado à população”.

O benefício só é encaminhado nos casos em que não é possível reinserir o profissional no mercado de trabalho, ou seja, quando não são encontradas vagas compatíveis com o perfil do profissional.

O agendamento do benefício do seguro-desemprego só poderá ser feito para datas a partir de sete dias da demissão e o prazo máximo para requerer o benefício é de até 120 dias da data da demissão, homologação ou Decisão Judicial.

O seguro-desemprego é concedido aos trabalhadores dispensados sem justa causa, que não recebem qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, exceto auxílio-acidente, auxílio-reclusão e pensão por morte; e não possuem renda própria de qualquer natureza, suficiente a sua manutenção e de sua família.

Confira, a seguir, a relação completa de Agências FGTAS/SINE que realizam o agendamento do atendimento pelo site: Alegrete, Alvorada, Arroio do Meio, Arroio dos Ratos, Arroio Grande, Bagé, Bento Gonçalves, Bom Jesus, Cachoeirinha, Caçapava do Sul, Cacequi, Cachoeira do Sul, Camaquã, Campo Bom, Candelária, Candiota, Canela, Canguçu, Canoas, Capão da Canoa, Capela de Santana, Carazinho, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Charqueadas, Crissiumal, Cruz Alta, Encantado, Encruzilhada do Sul, Erechim, Estância Velha, Esteio, Estrela, Farroupilha, Feliz, Frederico Westphalen, Garibaldi, Gramado, Getúlio Vargas, Giruá, Gravataí, Guaíba, Guaporé, Guarani das Missões, Horizontina, Ibirubá, Igrejinha, Ijuí, Itaqui, Jaguarão, Lagoa Vermelha, Lajeado, Marau, Montenegro, Nova Hartz, Nova Petrópolis, Nova Prata, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Osório, Palmeira das Missões, Panambi, Pântano Grande, Parobé, Pelotas, Piratini, Porto Alegre (Centro, Azenha e Tudofácil Zona Sul), Quaraí,  Rio Grande, Rio Pardo, Rolante, Ronda Alta, Rosário do Sul, Salvador do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santa Vitória do Palmar, Santiago, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, Santo Augusto, São Borja, São Francisco de Assis, São Francisco de Paula, São Gabriel, São Jerônimo, São José do Norte, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, São Sebastião do Caí, São Sepé, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Sarandi, Sobradinho, Soledade, Tapejara, Taquara, Taquari, Tenente Portela, Teutônia, Torres, Tramandaí, Três Passos, Triunfo, Vacaria e Viamão.

 

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social