Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Consultor avalia encaminhamento de Carteira de Trabalho na Agência FGTAS/SINE TudoFácil Centro de Porto Alegre

Publicação:

Divulgação FGTAS
Divulgação FGTAS

O diretor-presidente, Gilberto Baldasso, e o assessor da Diretoria Administrativa da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Arthur Brito, receberam o consultor regional de saúde urbana da região das américas da Organização Pan-Americana da Saúde, Paulo Teixeira, nesta terça-feira, 21 de fevereiro, na sede da FGTAS.

Teixeira está licenciado de sua função para produção de estudo sobre os sistemas institucionais de governança, que avalia o funcionamento das instituições em países como Brasil, Peru, El Salvador, Chile e Argentina. Ele destaca que o desenvolvimento social está relacionado ao emprego, que, por sua vez, é afetado pelos procedimentos administrativos que facilitam o acesso ao mercado de trabalho, como, por exemplo, o encaminhamento da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Na ocasião, Teixeira encaminhou seu documento na Agência FGTAS/SINE TudoFácil Centro de Porto Alegre e aproveitou a oportunidade para avaliar o serviço prestado pela FGTAS. “As instituições devem facilitar a vida dos cidadãos, nesse sentido, considero o serviço da Fundação como importante e positivo”, completa.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento gratuito, que habilita o profissional a ingressar no mercado de trabalho formal, garantindo direitos sociais como aposentadoria, seguro-desemprego, recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e auxílio maternidade, entre outros benefícios da Previdência Social. O agendamento do atendimento pode ser realizado no site da FGTAS (http://www.fgtas.rs.gov.br/carteira-de-trabalho).

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social