Coordenadores da Agência de Desenvolvimento Social de Pelotas participaram de reunião

O diretor-técnico da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Darci Cunha, reuniu-se com o coordenador da Agência de Desenvolvimento Social de Pelotas, Maicon Machado, e sete coordenadores de Agências FGTAS/Sine da região, na última terça-feira, 20 de fevereiro, em Pelotas.

Na ocasião, o diretor-técnico apresentou os resultados obtidos pelas Agências FGTAS/Sine que compõem a Agência de Desenvolvimento Social de Pelotas em 2017. 11 Agências integram a regional. São elas: Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Jaguarão, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte e São Lourenço do Sul. A ADS de Pelotas também abrange outros 11 municípios: Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Cerrito, Chuí, Herval, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Santana da Boa Vista, Tavares e Turuçu.

Durante a manhã, o novo coordenador Maicon Machado destacou a importância de estreitar as relações com os municípios que compõem a Agência de Desenvolvimento Social de Pelotas, bem como do compromisso de trabalhar visando à homogeneidade regional. No turno da tarde, o coordenador do Departamento de Acompanhamento da Rede de Atendimento, Ademilson de Arruda, explanou sobre as atividades que serão desenvolvidas em 2018, como o projeto Sine na Escola e o EmpregarRS.

O Sine na Escola objetiva divulgar informações sobre as formas de inserção no mercado de trabalho, com ênfase na importância da formalidade contratual e nas formas autônomas e empreendedoras de ocupação; orientar sobre a preparação de currículos e para entrevistas de emprego, bem como apresentar os programas e serviços oferecidos pela FGTAS, como intermediação de mão de obra e encaminhamento de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Já o EmpregarRS é um evento anual promovido pela FGTAS com o objetivo de promover a inserção de trabalhadores no mercado de trabalho, além de proporcionar atividades de orientação profissional, empreendedorismo e palestras motivacionais.

O Sine na Escola e o EmpregarRS estão previstos no Acordo de Resultados. Assinado por todas as secretarias e vinculadas, o Acordo consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Envolve o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão. Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade com intuito de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.

Também participaram da reunião os coordenadores das Agências FGTAS/Sine de Pelotas, Paulo Roberto Maurente; Arroio Grande, Luiz Roberto Silva Cunha; Santa Vitória do Palmar, Giani Garcia; São Lourenço do Sul, Elizete Kohler; Rio Grande, Leandro Peters Viana; Capão do Leão, Cátia Ossanes; e Canguçu, Ildo Blodorn.