Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Diretor-técnico e coordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato participaram de reunião do Programa do Artesanato Brasileiro

Publicação:

Divulgação
Divulgação

O diretor-técnico da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Darci Cunha, e a coordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), Marlene Leal Garcia, participaram de reunião organizada pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) com os coordenadores estaduais de artesanato, na última quinta e sexta-feira, 20 e 21 de outubro, em São Paulo. O encontro foi realizado durante a 1ª Feira Brasil Original.

Na ocasião, a coordenadora Marlene Garcia apresentou o trabalho do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) aos presentes. Desenvolvido pela FGTAS, o PGA incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização.

Na reunião que também contou com a presença do diretor da Secretaria Especial de Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Fábio Silva, e da responsável pela Gerência de Artesanato e Convênios do PAB, Ana Beatriz Loureiro Ellery, foi proposta a ampliação da Expoargs, através da realização de uma feira paralela com a participação de todos os estados brasileiros. A Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs) acontece, simultaneamente, à Expointer e é o maior evento de artesanato do Estado.

Durante o encontro, foi divulgado o desenvolvimento de um mapeamento de artesãos por parte da Secretaria Especial, apresentado o planejamento do artesanato para 2017 e a realização de cursos de qualificação para artesãos nas áreas de design e línguas, bem como de gestão aos coordenadores estaduais. Foi abordada a necessidade de integrar o turismo ao artesanato e uma maior participação dos estados em feiras nacionais e internacionais, além de ressaltar a importância do artesanato como política pública para os trabalhadores.

Após a reunião, o diretor-técnico da Fundação, Darci Cunha, disse estar impressionado com a organização e articulação do artesanato gaúcho em comparação aos demais estados da federação.

1ª Feira Brasil Original

O PGA comercializou 2.781 peças que somam R$ 152.729, na 1ª Feira Brasil Original – PAB. Promovido pelo Programa de Artesanato Brasileiro em parceria com o Sebrae, o evento aconteceu de 20 à 23 de outubro, no pavilhão Anhembi Morumbi, em São Paulo.

De acordo com a coordenadora Marlene Leal, a venda de 80% das peças expostas superou as expectativas, o que demonstra a qualidade do artesanato gaúcho.

Em um estande de 164 m², o Programa Gaúcho do Artesanato foi representado na feira por 70 artesãos de 24 municípios. Ainda, sete artesãs do Rio Grande do Sul ministraram oficinas de demonstração de produção artesanal, ensinando técnicas de tecelagem, bem como de rede de pesca, bichos de tecido e estátuas de tecido e palha.

 

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social