Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Reunião aborda EmpregarRS e Plano de Trabalho da FGTAS

Publicação:

Divulgação
Divulgação

A Comissão Tripartite e Paritária de Emprego do RS (CTPE/RS) reuniu-se, na manhã desta quarta-feira, 20 de junho, na sede da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). A reunião presidida pelo diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, abordou os resultados do EmpregarRS, o Plano de Trabalho da FGTAS e a situação do Polo Naval de Rio Grande.

Na ocasião, a coordenadora do Departamento de Relações com o Mercado de Trabalho (DRMT) da FGTAS, Ana Rosa Fischer, apresentou as alterações realizadas no Plano de Trabalho de 2018 da FGTAS. O convênio firmado entre o Ministério do Trabalho e o Governo do RS possibilita a operacionalização do Sistema Nacional de Emprego nas Agências FGTAS/Sine. O Sine oferece os serviços de intermediação de mão de obra, seguro-desemprego, geração e análise de informações sobre mercado de trabalho, projetos de emprego e renda e qualificação profissional. As alterações do plano foram aprovadas por todos os membros da Comissão.

A coordenadora informou, ainda, que segue em análise, no Ministério, proposta de abertura de Agências em Eldorado do Sul, Minas do Leão e Palmares do Sul. Também está prevista a implantação de 50 pontos de autoatendimento em municípios que não dispõem de Agências FGTAS/Sine.

O diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, destacou que a Fundação oferece serviços de qualidade aos trabalhadores gaúchos e é referência no país. Ele citou os resultados da 5ª edição do EmpregarRS, evento exclusivo de intermediação de mão de obra realizado na última sexta-feira, 15 de junho. Na oportunidade, foram oferecidas mais de 3,7 mil vagas de emprego de 175 empresas no RS.

O superintendente Antônio Carlos Fontoura da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego do RS (SRTE/RS), também se manifestou sobre o EmpregarRS. Ele parabenizou a FGTAS pela realização do evento e disse que o EmpregarRS superou todas as expectativas.

Por fim, o representante da Força Sindical, Lélio Falcão, explanou sobre os desafios e a defesa do Pólo Naval de Rio Grande e convidou os presentes a participarem de audiência, que ocorrerá no dia 9 de julho, na Assembleia Legislativa, sobre a situação do Polo.

Também participaram da reunião representantes da Secretaria Estadual da Educação; da Central Autônoma de Trabalhadores/União Geral dos Trabalhadores (CAT/UGT); Central Única dos Trabalhadores (CUT), Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão; da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) e da Federação da Agricultura do RS (Farsul).

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social