Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

FGTAS produz vídeo institucional sobre os 40 anos do SINE/RS

Publicação:

Vídeo sobre os 40 anos do SINE/RS
Vídeo sobre os 40 anos do SINE/RS

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) produziu um vídeo institucional sobre os 40 anos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Estado. O Rio Grande do Sul, juntamente com Santa Catarina, foi o pioneiro na implantação do Sistema. 

O vídeo foi apresentado em um seminário nacional do Ministério do Trabalho e Previdência Social, em Brasília, em comemoração ao aniversário do Sistema.

Para o coordenador do Sine no RS e diretor-presidente da FGTAS, Juarez Santinon, “poder fazer parte da história do Sine é uma alegria muito grande, principalmente, por saber da importância do sistema para tantas pessoas que precisam desse trabalho em um momento de retração da economia e de redução dos postos de trabalho”.

A coordenadora do Departamento de Relações com o Mercado de Trabalho da FGTAS, Ana Rosa Fischer, ressalta que, hoje, o Sine vivencia um avanço de qualidade e profissionalização. “Agora, o desafio é contribuir para o investimento no trabalho e a geração de renda, através de atividades como empreendedorismo e trabalho autônomo que podem ser implementados ou melhor executados nas Agências FGTAS/SINE”, completa.

História do Sine

O Sine foi criado em 8 de outubro de 1975, pelo Decreto 76.403. O 1º convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego foi firmado em 12 de novembro de 1975. O sistema foi implantado simultaneamente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Neste Estado, a primeira agência começou a atender à população, em 9 de agosto de 1976, em Porto Alegre. A unidade prestava os serviços de intermediação de mão de obra, informações sobre emprego e projeto geração de renda. O benefício do seguro-desemprego começou a ser encaminhado nas Agências FGTAS/SINE em 1986.

Atualmente, são 151 Agências FGTAS/SINE em todo o Estado, sendo 130 interligadas ao Sistema Mais Emprego e 21 unidades Balcão Cidadão. As unidades são administradas pela FGTAS, instituição executora das políticas públicas de trabalho, emprego e desenvolvimento social do Estado. São prestados cerca de 2 milhões de atendimentos anuais, relativos aos serviços de intermediação de mão de obra, encaminhamento de seguro-desemprego e de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de ações de qualificação profissional.

 

00:00:00/00:00:00

SINE/RS 40 Anos

Homenagem aos 40 anos do Sistema Nacional de Emprego - SINE. no Brasil e no RS. Crédito: FGTAS

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social