Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

FGTAS comemora 24 anos com mais de 1,2 milhão de atendimentos prestados em 2015

Publicação:

Divulgação FGTAS
125 Agências FGTAS/Sine agendam seguro-desemprego

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) comemora 24 anos nesta sexta-feira, 27 de novembro, com a marca de 1.204.514 atendimentos prestados em 2015.

Entre os atendimentos realizados no período está o de Ari, um ex-morador de rua que procurou a Agência FGTAS/SINE de Torres, inicialmente, para encaminhar a primeira via de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e, após, para buscar uma colocação no mercado de trabalho. Ari tinha experiência com construção civil, mas naquele momento não havia vaga de trabalho compatível com o perfil dele. A Agência, então, procurou novas oportunidades de emprego. Deu certo. Uma construtora tinha vaga de pedreiro compatível e o contratou.

“Foi muito gratificante ajudar alguém a sair da rua, de uma situação de vulnerabilidade, através da inserção no mercado de trabalho e, consequentemente, da inclusão social”, conta a auxiliar administrativa Aline Batista, que realizou o atendimento de Ari na Agência FGTAS/SINE, juntamente com o colega André Semensato.

“Uma das marcas da FGTAS é o foco no atendimento à população. Nesse sentido, desenvolvemos um trabalho voltado à promoção da empregabilidade no Estado, pois sabemos a importância da geração de trabalho, emprego e renda para a qualidade de vida dos gaúchos”, ressalta o diretor-presidente da FGTAS, Juarez Santinon.

Outras iniciativas que se destacaram em 2015 foram a realização de dois eventos de empregabilidade, da mudança de sede de sete Agências FGTAS/SINE e do acolhimento de imigrantes no Vida Centro Humanístico.

Empregabilidade

Em 2015, a Fundação realizou a primeira edição do EmpregarRS e a segunda edição do Dia D - Dia Nacional de Contratação das Pessoas com Deficiência. Os eventos foram realizados com o objetivo de aproximar empresas e profissionais, através da realização de entrevistas e seleções de emprego e contaram com o apoio de entidades parceiras.

“O EmpregarRS e o Dia D oportunizaram o contato prolongado e constante, em um curto espaço de tempo, entre empregadores e as Agências FGTAS/SINE, de modo a criar um elo, uma relação que favoreceu a captação ativa de vagas”, destaca o chefe da seção de Inserção no Mercado de Trabalho do Departamento de Relações com o Mercado de Trabalho da FGTAS, Ademilson Arruda.

Em Novo Hamburgo, por exemplo, propiciou uma maior aproximação com as regionais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Canoas e Novo Hamburgo, no sentido alinhar o encaminhamento de trabalhadores em processo de reabilitação para as vagas de emprego abertas na Agência para reabilitados e Pessoas com Deficiência. Ainda, estão sendo estudadas novas parcerias para viabilizar cursos de qualificação profissional com outras entidades.

O EmpregarRS foi uma iniciativa da FGTAS realizada, simultaneamente, em 72 municípios gaúchos que reuniu mais de 4 mil vagas de emprego, no dia 16 de outubro. Os municípios com o maior número de participação de trabalhadores foram Porto Alegre (3 mil), Passo Fundo (1.004), Torres (800), Pelotas (700) e Carazinho (700).

“Passo Fundo se destacou pelo trabalho em equipe, a dedicação de todos os servidores e o apoio dos veículos de comunicação locais que divulgaram amplamente o nosso evento”, afirma o coordenador da Agência FGTAS/SINE de Passo Fundo, Sérgio Ferrari.

Já o Dia D foi um evento nacional promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e executado em 47 Agências FGTAS/SINE no Estado, que atenderam, exclusivamente, trabalhadores com deficiência para o encaminhamento para vagas de emprego, no dia 25 de setembro. Na oportunidade, foram realizados 694 encaminhamentos. Em Rio Grande, foram contratados todos os 25 trabalhadores com deficiência, encaminhados para vagas de emprego. “O nosso Dia D foi muito gratificante”, completa a coordenadora da Agência FGTAS/SINE Rio Grande, Simone Carneiro.

A cadeirante Rafaela Andrade da Silva Madruga foi uma das trabalhadoras contratadas em Rio Grande. Há 10 anos ela procurava emprego. “É muito bom saber que existe esse movimento para que o PcD possa ingressar no mercado de trabalho. Ainda há bastante preconceito. Boa parte ainda acha que a Pessoa com Deficiência não consegue trabalhar igual a uma sem deficiência”, conta. Ela foi contratada como assistente de atendimento em uma farmácia.

Pelotas também foi uma das Agências FGTAS/SINE que mais se destacou no Dia D. O coordenador da Agência, Paulo Roberto Maurente, credita o bom trabalho à captação ativa de vagas e o contato com empresas parceiras.

Mudança de sede

Entre 2014 e 2015, sete Agências FGTAS/SINE mudaram de sede. De acordo com a arquiteta da seção de Infraestrutura da FGTAS, Marília Canterle Gonçalves, as mudanças beneficiaram a população no sentido de oferecermaior área para o atendimento,acessibilidade e melhor localização na cidade. Mudaram de sede as Agências FGTAS/SINE de Caçapava do Sul, Esteio, Estrela, Gravataí, São Francisco de Assis, Santiago e Torres. Ainda, a Agência FGTAS/SINE de Passo Fundo deve mudar-se em breve.

Acolhimento aos imigrantes

Localizado na Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, o Vida Centro Humanístico é um espaço de cidadania que reúne ações de saúde, trabalho, lazer, educação, esporte e cultura. Inaugurado em 1990 e situado em uma área de 120 mil m², atende usuários de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Desde maio, já abrigou 86 estrangeiros. Além do acolhimento, a FGTAS realizou o encaminhamento da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e a intermediação de mão de obra estrangeira. Atualmente, o espaço abriga 18 senegaleses e 28 haitianos. A ação é fruto de uma parceria entre a FGTAS, a Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Porto Alegre (SMDH).

Artesanato

A coordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), Marlene Leal, afirma que, em 2015, o programa buscou doações de materiais e realizou oficinas gratuitas para driblar as dificuldades enfrentadas pelos artesãos. “O ano está sendo difícil para todos os artesãos, então, pedimos doações de tecidos aos lojistas para a confecção de bonecos e roupas de bebê”, diz. Atualmente, há 46.528 artesãos ativos no Rio Grande do Sul.

Outra iniciativa do PGA foi a realização da maior feira de artesanato gaúcho, a Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs), promovida, anualmente, simultaneamente à Expointer (Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários). A última edição, contabilizou R$ 960.090,25 referente à venda de 28.631 peças artesanais, de 29 de agosto a 6 de setembro de 2015. Cutelaria, couro típico e resina e modelagem foram as peças mais vendidas na feira. Ao todo, o evento reuniu 282 expositores de 58 municípios do Estado. Durante a Expoargs, também foi lançado o novo Manual do Artesão. O documento garante a prestação de um atendimento mais qualificado e técnico ao artesão. A edição traz, pela primeira vez, orientações sobre a Carteira de Artesão Familiar Rural.

As cidades da Região da Fronteira também registraram um bom número de feiras em 2015. Os artesãos gaúchos puderam expor e comercializar suas peças nos municípios de São Gabriel, Alegrete, Quaraí, Itaqui e Santana do Livramento.

 

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social