Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Programa Gaúcho do Artesanato recebe inscrições para feira em Olinda

Publicação:

Divulgação
Divulgação

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) recebe inscrições, até 12 de junho, de artesãos interessados em expor e comercializar peças, na 18ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontecerá em julho, em Olinda. Para se candidatar, é preciso apresentar as carteiras de Artesão do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) atualizada. Confira o edital anexo.

As inscrições podem ser realizadas pela internet. Basta preencher a ficha anexa e enviá-la para o e-mail artesanato@fgtas.rs.gov.br. Também é possível se inscrever, presencialmente, na Casa do Artesão de Porto Alegre (Av. Júlio de Castilhos, 144) e nas Agências FGTAS/SINE, no interior do Estado. Os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis no site (www.fgtas.rs.gov.br).

Posteriormente, os inscritos participarão do processo de triagem, que consiste na entrega de 5 a 10 peças por matéria-prima na Casa do Artesão de Porto Alegre (Av. Júlio de Castilhos, 144). Para os artesãos inscritos na capital, a entrega do material será no dia13 de junho. Já os profissionais inscritos no interior do Estado deverão efetuar a entrega das peças na Casa do Artesão de Porto Alegre no dia 14 de junho. O material será recebido das 9h às 11h30 e a triagem ocorrerá das 14h às 16h. Os artesãos deverão retirar as peças das 16h às 17h. A seleção dos trabalhos obedecerá aos critérios da Portaria FGTAS Nº. 067/2009. O resultado será divulgado, no dia 21 de junho, às 10h, no site da FGTAS (www.fgtas.rs.gov.br). Mais informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3226-3055.

As peças dos artesãos selecionados serão transportadas até Olinda em um caminhão baú do Programa do Artesanato Brasileiro e expostas em uma área de 30 m² na feira. Promovida pelo Programa do Artesanato Brasileiro, a Fenearte é considerada a maior feira de artesanato da América Latina. Será realizada de 6 a 16 de julho de 2017, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da cadeia produtiva do artesanato local.

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) é desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos. O Programa incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização.

Arquivos anexos

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social