Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Programa Gaúcho do Artesanato divulga Comissão de Seleção da 1ª Feira Brasil Original

Publicação:

Programa Gaúcho do Artesanato
Programa Gaúcho do Artesanato

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) divulga a Comissão de Seleção da 1ª Feira Brasil Original. As peças produzidas pelos artesãos inscritos serão julgadas pelos seguintes avaliadores: Amanda Bonoto Hoffmann Paim (Sebrae), João Carlos Mentz, Jacob Henrique Costa Milan e Marlene Leal Garcia (Programa Gaúcho do Artesanato).

Artesãos individual ou microempreendedor individual podem se inscrever até o dia 9 de setembro. Para se candidatar é preciso apresentar carteiras do SICAB e do PGA e comprovante de residência recente, no caso de artesão individual, ou Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) e Carteira do SICAB, caso seja artesão microempreendedor individual (MEI).

Os interessados devem preencher ficha de inscrição disponível no site da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (www.fgtas.rs.gov.br) e enviá-la juntamente com a documentação exigida, de acordo com as orientações previstas no edital anexo, para o e-mail artesanato@fgtas.rs.gov.br ou pelos Correios, via SEDEX, com aviso de recebimento (A.R.). Ainda, é possível entregar o formulário e apresentar a documentação, presencialmente, na Casa do Artesão de Porto Alegre (Av. Júlio de Castilhos, 144), de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30, ou nas Agências FGTAS/SINE do interior do Estado.

Após o período de inscrições, terá início o processo de seleção de acordo com os critérios da Portaria FGTAS Nº. 067/2009. Nessa etapa, os inscritos deverão entregar de 5 a 10 peças por matéria-prima na Casa do Artesão de Porto Alegre ou nas Agências FGTAS/SINE do interior do Estado, conforme o local de realização da inscrição. Na capital, a entrega e seleção das peças ocorrerá no dia 12 de setembro e no interior no dia 13 de setembro, das 9h às 11h30.

A divulgação dos selecionados será realizada no dia 16 de setembro, a partir das 10h, pelo site da FGTAS e pelos telefones (51) 3226-3055 e 3226-6137. Os escolhidos irão expor e comercializar suas peças em um espaço coletivo de 164 m² na feira, que acontece de 20 à 23 de outubro, em São Paulo.           

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.                             

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social