Divulgada relação de artesãos selecionados para Expotchê e Fenearte

Divulgação FGTAS

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) divulga a relação de artesãos selecionados para participarem da 25ª Expotchê, em Brasília, e da 18ª Fenearte, em Olinda. Confira as listas nos documentos anexos no final da matéria.

Expotchê

Os 80 artesãos de 23 municípios gaúchos irão expor suas peças em um estande coletivo de 45 m² do Programa Gaúcho do Artesanato. Serão comercializadas peças de tricô, couro, bichos e bonecos, biscuit, típico regional, tecelagem, crochê, tapeçaria, fuxico, patchwork, entalhe em madeira, lã, cutelaria, escama de peixe, entre outras. A 25ª Expotchê acontece de 30 de junho a 9 de julho, em uma área de 27 mil m², no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. O evento é realizado na Capital do Distrito Federal desde 1992.

Fenearte

A 18ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) será realizada de 6 a 16 de julho de 2017, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. As peças dos 82 artesãos selecionados de 24 municípios gaúchos serão transportadas até Olinda em um caminhão baú do Programa do Artesanato Brasileiro. Os produtos serão expostos em uma área de 30 m² na feira. No local, serão comercializadas peças de tricô, bichos e bonecos, biscuit, típico regional, pintura em porcelana, lã, fuxico, crochê, couro, patchwork, bordado, entalhe em madeira, dobradura, escama de peixe, pintura acrílico, entre outras.

Promovida pelo Programa do Artesanato Brasileiro, a Fenearte é considerada a maior feira de artesanato da América Latina. O evento tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da cadeia produtiva do artesanato local.

Programa Gaúcho do Artesanato

O Programa Gaúcho do Artesanato incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos.

Arquivos anexos