Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Programa Gaúcho do Artesanato realiza 32 avaliações para concessão de Carteiras de Artesão em São Gabriel

Publicação:

Divulgação FGTAS
Divulgação FGTAS

Os técnicos João Carlos Mentz e Paulo Lamego da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) realizaram 32 avaliações para concessão das Carteiras de Artesão do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) e do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). O assessor da Diretoria Administrativa da FGTAS, Arthur Brito, acompanhou as avaliações.

De acordo com a coordenadora do PGA, Marlene Leal Garcia, São Gabriel conta com 228 artesãos. Entre as técnicas artesanais mais utilizadas na região estão o couro e a tecelagem.

Emitida pelo PGA, a Carteira de Artesão identifica o profissional de artesanato devidamente registrado e reconhecido pelo Ministério do Trabalho. No documento, constam as matérias-primas utilizadas para as quais o artesão provou estar habilitado. A carteira viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos. Os profissionais registrados no PGA, também podem solicitar a Carteira Nacional de Artesão, que possibilita a participação em cursos de capacitação, feiras e eventos apoiados pelo Programa Brasileiro do Artesanato (PAB).

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. Promove o maior evento de artesanato do Estado, a Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs), que acontece, simultaneamente, à Expointer.

Divulgação FGTAS
Divulgação FGTAS
Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social