Rogério Grade é eleito novo presidente da Comissão Tripartite e Paritária de Emprego

O diretor-administrativo da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, Rogério Grade, foi eleito presidente da Comissão Tripartite e Paritária de Emprego do RS (CTPE/RS) na reunião realizada, na manhã desta quarta-feira, 14 de março, na sede da FGTAS. Ele substitui o ex-presidente Joni Alberto Matte, representante da bancada dos empregadores.

Grade agradeceu o apoio e a confiança da secretária Maria Helena Sartori pela indicação à presidência e destacou que sua gestão será dedicada às áreas sociais e do trabalho, em especial à promoção das ações de empregabilidade no Estado.

Na ocasião, a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), Maria Helena Sartori, parabenizou o presidente representante da bancada governamental. Desejou sucesso e um bom trabalho ao diretor Rogério Grade. Ela também aproveitou a oportunidade para divulgar o Empregar/RS Mulher, evento de atendimento preferencial para as trabalhadoras em 128 Agências FGTAS/Sine, na próxima sexta-feira, 16 de março.

Em seguida, a coordenadora do Departamento de Relações com o Mercado de Trabalho da FGTAS, Ana Rosa Fischer, apresentou o Plano de Trabalho 2018 da FGTAS. Ela relatou que o convênio firmado entre o Ministério do Trabalho e o Governo do RS foi renovado até outubro de 2019. Ele possibilita a operacionalização do Sistema Nacional de Emprego nas Agências FGTAS/Sine. O Sine oferece os serviços de intermediação de mão de obra, seguro-desemprego, geração e análise de informações sobre mercado de trabalho, projetos de emprego e renda e qualificação profissional. Tramita, no Ministério do Trabalho, orçamento de R$ 4 milhões para custeio de manutenção das Agências FGTAS/Sine e há contrapartida de R$ 444.400 do Governo do Estado.

Neste ano, segundo Ana Rosa, a prioridade é a qualificação do atendimento prestado nas Agências FGTAS/Sine. As metas são oferecer 31.030 vagas de trabalho e colocar 8.693 trabalhadores e 950 beneficiários do seguro-desemprego no mercado de trabalho. Também está prevista a abertura de 50 postos de autoatendimento no Estado e segue em análise, no Ministério, proposta de abertura de Agências em Butiá, Eldorado do Sul, Imbé, Minas do Leão e Palmares do Sul. O plano foi aprovado por todos os membros da Comissão.

Após, a economista, coordenadora nacional do Dieese, Lúcia Garcia, solicitou a discussão da forma que será realizada a continuidade da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA) à comissão, após a extinção da Fundação de Economia e Estatística (FEE). Ressaltou a importância da pesquisa, que há 26 anos alimenta a política de emprego, por meio da análise das entrevistas realizadas com mais de 75 mil pessoas ao ano. Ela também afirmou que o Dieese tem interesse em buscar alternativas para a continuidade e a redução de custos da pesquisa.

A PED-RMPA é desenvolvida pela FGTAS e FEE em convênio com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e a Fundação Seade de São Paulo. Conta com apoio do Ministério do Trabalho e recursos financeiros do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Também participaram da reunião representantes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS (SRTE-RS), da Secretaria Estadual da Educação, da Central Autônoma de Trabalhadores/União Geral dos Trabalhadores (CAT/UGT), da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) e da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).