Sistema de encaminhamento de Carteira de Trabalho é abordado em reunião com vereador de Bagé

Divulgação FGTAS

O diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Gilberto Francisco Baldasso, recebeu o vereador de Bagé Rafael da Silva Rodrigues. O assessor da Diretoria Administrativa, Arthur Brito, e o chefe do Departamento de Promoção de Desenvolvimento Social, Marçueli Castro, também participaram da reunião sobre o sistema de encaminhamento de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

A implantação do sistema online iniciou no dia 28 de abril no RS. A migração do sistema offline para online não foi encerrada em todo o país. A nova versão (Web 3.0) realiza a verificação com a base de dados da Receita Federal e dos Correios. Dessa forma, os trabalhadores têm os dados validados no ato do atendimento, e, em caso de divergência, são orientados a retificá-los. A confecção do documento continua de responsabilidade da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS (SRTE-RS), com prazo de entrega de até 15 dias úteis.

Para encaminhar o documento, as Agências FGTAS/SINE utilizam kit composto por leitor biométrico para digitais, prancha para coleta de assinaturas e câmera fotográfica. Os kits tornam mais rápida a coleta de dados e a realização de fotografia na hora do atendimento, beneficiando o trabalhador.