Trabalhadores podem agendar atendimento de Carteira de Trabalho para Agências FGTAS/SINE onde o serviço está suspenso

Carteira de Trabalho

É possível agendar o atendimento de Carteira de Trabalho para datas a partir de 11 de maio para as Agências FGTAS/SINE de Porto Alegre (TudoFácil Centro e Zona Sul), Osório, Torres e Tramandaí, através do site (www.fgtas.rs.gov.br). Nas unidades, o serviço de encaminhamento de Carteira de Trabalho está suspenso temporariamente até 10 de maio para migração de sistema offline para online por determinação do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS).

O atendimento de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) também pode ser agendado no site da FGTAS para outras 7 Agências FGTAS/SINE onde não há suspensão do serviço: Bagé, Bento Gonçalves, Cruz Alta, Estrela, Lajeado, Novo Hamburgo e São Leopoldo.

Após agendar o atendimento no site da FGTAS (www.fgtas.rs.gov.br - link serviços e informações), o trabalhador deverá comparecer na Agência FGTAS/SINE selecionada, na data e hora marcada, com os documentos necessários ao encaminhamento da Carteira de Trabalho, listados no site da FGTAS, na página do agendamento.

Com o objetivo de capacitar os servidores da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) que irão operar o sistema online da Carteira de Trabalho, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-RS), responsável pela emissão do documento, ministrará treinamento de 4 a 6 de maio para 37 servidores de 14 Agências FGTAS/SINE: Alvorada, Santo Antônio da Patrulha, TudoFácil Centro e Zona Sul, Guaíba, São Jerônimo, Tramandaí, Arroio dos Ratos, Nova Santa Rita, Torres, Triunfo, Osório, Viamão e Imbé.

As Agências FGTAS/SINE dispõem de kit com leitor biométrico para digitais, prancha para coleta de assinaturas e câmera fotográfica. O kit beneficia o trabalhador ao agilizar o procedimento e tornar mais rápida a coleta de dados, além de permitir a realização de fotografia no momento do atendimento. O documento é gratuito e a solicitação é encaminhada à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-RS) para emissão.