Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Agências FGTAS/Sine, de 18 municípios, realizam atendimento preferencial a migrantes na sexta-feira, 18 de junho

Publicação:

atendimento preferencial migrantes
16143431-atendimento-preferencial-migrantes.jpeg

As agências FGTAS/Sine sediadas nos municípios de Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Esteio, Garibaldi, Jaguarão, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre (Centro e Zona Norte), Quaraí, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, São Borja e Uruguaiana realizam na sexta-feira, 18 de junho, um dia de atendimento preferência a migrantes.

A ação faz parte da II Semana Estadual do Migrante que esta sendo realizada de 14 a 22 de junho. As atividades propostas buscam evidenciar a importância do diálogo sobre migração e refúgio como um fenômeno global, destacando a necessidade de garantir os direitos inerentes ao ser humano e à vida digna.

O diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, ressalta que “as 157 unidades sediadas em 153 municípios são espaços de acolhimento de trabalhadores. Oferecem um serviço público na área do trabalho, emprego e renda e do empreendedorismo, e têm como principais características a universalidade, a gratuidade e a inserção de profissionais no mercado formal de trabalho”.

Mais de 4 mil vagas de empregos estão abertas nas Agências FGTAs/Sine

Nas unidades que participam do atendimento preferencial e nas demais agências do Estado, 4.114 vagas de trabalho estão sendo disponibilizadas aos trabalhadores, sendo 775 vagas em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Podem se candidatar às oportunidades, através do aplicativo Sine Fácil ou, presencialmente, na Agência FGTAS/Sine mais próxima. A relação de endereços e telefones das unidades está disponível no site: https://www.fgtas.rs.gov.br/agencias-fgtas-sine.

Do total de oportunidades de trabalho disponíveis, 66% não exigem experiência e 27% também não exigem escolaridade. Ainda, com relação à escolaridade, 24% das oportunidades exigem Ensino Médio completo e 23%, Fundamental completo. As ocupações com os maiores números de vagas abertas são alimentador de linha de produção (600), vendedor de comércio varejista (134), pedreiro (132), motorista de caminhão (128) e servente de obras (121) .

As Agências FGTAS/Sine com os maiores números de vagas abertas são Erechim (412), Caxias do Sul (331), Garibaldi (223) e Tapejara (171). No que tange ao setor econômico, 37,6% das vagas pertencem ao setor da indústria; 26,8%, serviços;19,3%, ao comércio; 12,5%, à construção e 3,4%, à agropecuária. A remuneração de 46% das oportunidades varia de 1,5 a 2 salários mínimos; 19%, de 2 a 3 salários mínimos e 11%, de 1 a 1,5 salários mínimos.

Porto Alegre e região Metropolitana

Já em Porto Alegre e Região Metropolitana as ocupações com os maiores números de vagas abertas são para trabalhador polivalente da confecção de calca (83), alimentador de linha de produção (60) pedreiro (32) carpinteiro (27) e vendedor de comércio varejista (26).

As Agências com maior número de vagas abertas são Porto Alegre (199), Rolante (83), Novo Hamburgo (72, Montenegro (67) e Igrejinha (60).

Atendimento presencial

Nas Agências, é permitida a entrada e permanência de público equivalente ao número de atendentes disponíveis. É obrigatório, ainda, o uso de máscara e distância de, no mínimo, dois metros entre os trabalhadores que aguardam atendimento nas filas que se formarem eventualmente.

 

Perfil de migrantes inscritos nas agências FGTAS/Sine

No período de janeiro a maio de 2021, 843 trabalhadores migrantes foram inscritos para vagas de emprego nas Agências FGTAS/Sine do Estado. Confira, a seguir, breve perfil do público migrante.

Os maiores contingentes de migrantes inscritos no período são oriundos do Haiti e da Venezuela. Referente ao perfil desse público, 57,7% são mulheres e 42,3%, homens. Ainda, no que tange à faixa etária, 28,6% possuem de 30 a 39 anos; 27,6%, de de 18 a 24 anos e, 19%, de 25 a 29 anos.

Com relação à escolaridade, 49,6% têm Ensino Médio completo; 22,3%, Fundamental completo; e 9,3%, Fundamental incompleto. As principais ocupações desempenhadas pelos migrantes contratados através das Agências FGTAS/Sine são alimentador de linha de produção, faxineiro, servente de obras, vendedor do comércio varejista, auxiliar de escritório e cozinheiro geral.

 

 

 

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social