Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Agências FGTAS/Sine ofertam 8.586 mil vagas para pessoas com deficiência.

Publicação:

PcD
PcD

As Agências FGTAS/Sine, administradas pela FGTAS, promove na quarta-feira (28), o Dia de atendimento preferencial das pessoas com deficiência, reabilitados do INSS e transplantados. Serão disponibilizadas 8.586 vagas, sendo que 8.306 vagas aceitam pessoas com deficiência e 280 são exclusivas para pessoas com deficiência. 

O evento reunirá a oferta de vagas de emprego exclusivas para este público, palestras e entrevistas de emprego com empregadores presente nas unidades. 

Os Trabalhadores interessados em se candidatar às vagas de emprego podem comparecer na unidade mais próxima com documento de identificação com CPF e foto ou acessar o Portal Emprega Brasil.  Importante que trabalhadores com deficiência apresentem laudo médico na entrevista com empregador.

Os endereços e horários de funcionamento das Agências estão disponíveis no site: https://www.fgtas.rs.gov.br/agencias-fgtas-sine.  

Perfil das vagas exclusivas para pessoas com deficiência 
Do total de 280 vagas
, que são exclusivas para pessoas com deficiência, 85% não exigem experiência e 41% exigem Ensino Médio completo. A remuneração de 63% das oportunidades varia de 1 a 1,5 salários mínimos.

Com relação ao setor econômico, 38% das vagas pertencem à indústria; 36%, ao setor de serviços e 26% ao comércio. As ocupações com os maiores números de vagas abertas são: alimentador de linha de produção (64), atendente de lojas e mercados (22), operador de telemarketing receptivo (20, abatedor (20) e auxiliar de logística (19).

Perfil das vagas que aceitam pessoas com deficiência 
Nas unidades de atendimento, são disponibilizadas 8.306 vagas de emprego que aceitam pessoas com deficiência. Das oportunidades 7.582 são permanentes, 586 temporárias, 92 para Jovem Aprendiz e 46 para estágio.

Com relação ao setor econômico, 32% das vagas pertencem à indústria; 28%, ao comércio e 27% ao setor de serviços. Das vagas 81% não exige experiência na função e 28% não exige escolaridade. Ainda em relação a escolaridade 25% exige Ensino Fundamental completo e 23% Fundamental incompleto. A remuneração de 59% das vagas varia de 1 a 1,5 salários mínimos.

As agências com maior número de vagas são: Erechim (789, Caxias do Sul (562), Santa Maria (312), Garibaldi (302) e Bento Gonçalves (295). As ocupações com os maiores números de vagas abertas são: alimentador de linha de produção (1,439), operador de caixa (360), atendente de lojas e mercados (326), trabalhador polivalente da confecção de calça (287)e pedreiro (285).

Semana Estadual
O Dia de atendimento preferencial a pessoas com deficiência insere-se na programação da XXX Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, que ocorre de 21 a 28 de agosto, com o tema “Reconstruindo o Rio Grande do Sul com acessibilidade e inclusão”. A Semana é promovida pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders) em parceria com diversas instituições. Envolve atividades voltadas para a educação, o paradesporto, a saúde, o trabalho, o empreendedorismo e estágios, a tecnologia assistiva, entre outras. A programação completa está disponível no site da Faders.

FGTAS 
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) é a instituição executora das políticas públicas de trabalho, emprego e desenvolvimento social do Governo do RS. 

 

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social