Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Eventos de capacitação e de exposição virtual promoverão o artesanato gaúcho

Publicação:

Divulgação
Divulgação

A Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (STAS) e a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) realizarão uma série de eventos virtuais de capacitação e de exposição para promover o artesanato gaúcho neste segundo semestre de 2020. As iniciativas serão executadas através de uma ação conjunta do Departamento de Promoção de Desenvolvimento Social (DPDS) e do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) da FGTAS.

De acordo com a secretária de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, “essa é uma alternativa importante e um novo canal de comercialização para geração de emprego e renda aos artesãos gaúchos neste momento de crise econômica. É uma visão de futuro da STAS e da FGTAS, em que aprendemos a nos reinventar. Acreditamos que será um ambiente virtual de exposição de produtos de alta qualidade e que aproximará os produtores e consumidores gaúchos”.

37ª Expoargs 2020 virtual

Entre as iniciativas está a realização da 1ª Exposição Virtual de Produtos de Artesanato do Rio Grande do Sul, de 8 de setembro a 26 de dezembro de 2020. O evento virtual foi a alternativa encontrada, após o cancelamento da 37ª Expoargs devido à pandemia de coronavírus. A maior feira de artesanato gaúcho era realizada anualmente pela FGTAS, através do PGA, simultaneamente à Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Conforme o diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, a promoção virtual da feira foi a alternativa encontrada pela equipe técnica da instituição para fomentar o setor e manter a realização dos eventos que geram emprego e renda para as famílias gaúchas com segurança, durante a pandemia de coronavírus.

Poderão se inscrever, para apresentação dos produtos na exposição virtual, os artesãos que possuírem Carteira de Artesão expedida pelo PGA dentro do prazo de validade. Somente serão aceitas inscrições de peças de matérias-primas e técnicas para as quais os candidatos estão habilitados, ou seja, que constam na Carteira de Artesão. Para expor na feira, é necessário preencher a ficha de inscrição presente no portal - www.artesanatogaucho.rs.gov.br - e as informações sobre os produtos, além de anexar as imagens das peças artesanais que serão expostas no evento. A íntegra do edital está disponível no blog e no documento anexo no final desta matéria.

Haverá quatro oportunidades para expor produtos no portal. Confira, a seguir, os períodos de inscrição e os temas de cada campanha:

- Tradição Gaúcha (de 10 de agosto a 7 de setembro de 2020);

- Dia das Crianças (de 8 a 27 de setembro de 2020);

- Dia da Consciência Negra (de 28 de setembro a 27 de outubro de 2020);

- Festejo Natalino (de 28 de outubro a 26 de novembro de 2020).

A feira englobará, ainda, concursos, atividades de capacitação e orientação.

Blog

Outra iniciativa da FGTAS é o lançamento do blog www.artesanatogaucho.rs.gov.br, que contará com o maior acervo de artesanato gaúcho e reunirá profissionais registrados no Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) e habilitados para o trabalho com 329 matérias-primas e técnicas. Será um espaço de exposição de produtos de alta qualidade, que aproximará produtores e consumidores, além de centralizar informações sobre os eventos virtuais promovidos pelo PGA.

Capacitação

Os artesãos poderão participar, gratuitamente, de eventos virtuais de capacitação, de 10 de agosto a 16 de novembro, do projeto “Trilha de Capacitações em Gestão -  Artesanato bem-feito, negócio bem-sucedido”, que envolve a realização de cursos e minicursos, em parceria com a Escola de Governo, que qualificam o artesão na gestão de seu negócio.

Segundo o coordenador do DPDS, Denis Costa, "as iniciativas de qualificação do projeto Trilha de Capacitações em Gestão - Artesanato bem-feito, negócio bem-sucedido tem o compromisso de proporcionar, aos artesãos, conhecimentos e habilidades para divulgação de sua produção artesanal no meio virtual. Este ano, concomitante à realização da Expoargs Virtual, vamos realizar capacitações de preparação do artesão, de acompanhamento e de sustentabilidade do negócio próprio, com viés e foco na inserção do profissional no mundo digital e de potencializar suas vendas em plataformas de e-commerce e em redes sociais, a fim de constituir um canal de comercialização e geração de renda”.

As atividades objetivam orientar o artesão na exposição e divulgação de sua produção no meio virtual e promover iniciativas de apoio com reforço e constituição de laboratórios práticos para a facilitação do aprendizado. Entre os temas abordados nas capacitações estão: fotografia, redes sociais, marketing digital, ferramentas virtuais, atendimento e prospecção, relacionamentos e negócios e parcerias e estratégias. A programação completa está disponível no blog.

A primeira capacitação virtual será realizada na próxima segunda-feira, 10 de agosto, às 14h30, com o tema Fotografia como uma ferramenta de vendas. As inscrições gratuitas podem ser realizadas no site. Os inscritos receberão o link de acesso por e-mail e os participantes receberão certificado. Os vídeos também serão disponibilizados, posteriormente, no blog: www.artesanatogaucho.rs.gov.br.

Webnário

Já, de 23 de novembro a 4 de dezembro, ocorrerá o webnário Seminário Estadual do Artesanato “Artesão em Foco”, com o objetivo de fornecer orientações voltadas a profissão do artesão e ao desenvolvimento do artesanato, além de proporcionar atividades de troca de experiência e promover espaços de discussão das políticas públicas e o aprimoramento das técnicas artesanais.

Renovação da Carteira de Artesão

Para facilitar a participação dos artesãos registrados no Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) que encontram-se com a Carteira de Artesão fora do prazo de validade, é oferecida a possibilidade de encaminhar a renovação  do documento através do blog: www.artesanatogaucho.rs.gov.br.  Basta efetuar o pagamento de uma taxa de serviço disponível no site da Secretaria Estadual da Fazendae preencher o formulário disponível no blog. Os artesãos deverão anexar, no formulário, os comprovantes de pagamento da taxa e de residência, uma foto 3x4 atualizada, cópias da Carteira de Identidade e do CIC ou CPF.

Já os artesãos que desejarem realizar a inclusão de nova matéria-prima em sua Carteira deverão, ainda, agendar a aplicação do teste de habilidade na Agência FGTAS/Sine do seu município. Os artesãos poderão entrar em contato direto com a unidade mais próxima por telefone/whats app ou e-mail.

O teste consiste na elaboração de uma peça artesanal por matéria-prima/técnica a ser cadastrada, em todas as suas fases (início e conclusão), diante de um servidor da FGTAS, que realizará o registro através de fotografias e vídeos para a análise por parte dos técnicos do Programa Gaúcho do Artesanato.

PGA

O PGA incentiva e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos. É desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), instituição vinculada à Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (STAS).

Arquivos anexos

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social