Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Fórum integra programação do webinário Artesão em Foco

Publicação:

Divulgação
Divulgação

O 1º Fórum Estadual do Artesanato do RS integrará a programação do webinário Artesão em Foco: Artesanato, cultura e sustentabilidade na próxima segunda e terça-feira, 30 de novembro e 1º de dezembro. As atividades serão transmitidas pela página e pelo canal da FGTAS no Facebook e Youtube, respectivamente. O Fórum é organizado pela Federação das Entidades de Artesãos do Estado do RS (FEDARGS) em parceria com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).  

De acordo com a presidente da FEDARGS e coordenadora do Colegiado Setorial do Artesanato do RS, Rejane Verardo, o evento objetiva promover o diálogo e o debate entre a sociedade civil e o poder público, das demandas existentes e novas políticas públicas necessárias ao setor. “A FEDARGS apresentará um panorama do que se tem de conquistas e resultados até o momento presente, em âmbito estadual e nacional, trazendo à reflexão uma análise da situação econômica e social atual da categoria, do período durante e pós pandemia do Covid-19, para juntos buscar propostas que visem melhorias, valorização, fortalecimento e desenvolvimento da atividade artesanal e do artesão”, concluiu.

Confira, a seguir, a programação:

Divulgação
Divulgação
 Segunda-feira (30/11/2020)

- 15h: Políticas públicas e o panorama atual do Artesanato no âmbito estadual e nacional

Debate com participação de representantes da FGTAS, Conart Brasil, PAB, Stas, Sedac, Sedetur e Emater/RS-Ascar

Terça-feira (1º/12/2020)

Divulgação
Divulgação
- das 10h às 11h30: Previdência Social Especial para o Artesão

Participação da deputada federal, Maria do Rosário Nunes; da presidente do Conart Brasil, Maria das Graças Reis Costa; do especialista Jurídico, Luiz Gustavo Capitani; e do presidente da Cooparigs, Sérgio de Freitas Silva.

- das 15h às 17h30: Síntese das demandas debatidas no Fórum e elaboração das proposições

Participação da presidente da FEDARGS, Rejane Beatriz Verardo; da presidente do Conart Brasil, Maria das Graças Reis Costa; do representante do Colegiado Do Artesanato do RS, Marco Antônio Darkiewicz; e do coordenador do Departamento de Promoção e Desenvolvimento Social (DPDS) da FGTAS, Denis Costa.

Webinário Artesão em Foco

O webinário acontece de 23 de novembro a 4 de dezembro de 2020. É uma promoção da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (STAS), da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), da Emater/RS-ASCAR, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; em parceria com a Escola de Governo.

O evento objetiva proporcionar atividades de troca de experiência e de orientações voltadas ao seguimento do artesanato; promover o aprimoramento das técnicas artesanais, por meio de oficinas de demonstração do saber-fazer; bem como espaços de discussão das políticas públicas municipais, estaduais e federais voltadas ao artesão e ao desenvolvimento do artesanato. Confira a programação completa e mais informações sobre o webinário no blog: https://fgtas.rs.gov.br/expoargs.

 

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social