Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Largo Glênio Peres sedia V Artesul de 9 a 14 de dezembro

Publicação:

Divulgação
Divulgação

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), através do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), realizou na tarde desta segunda-feira, 9 de dezembro, a cerimônia de abertura da V Artesul com apresentação da Banda de Música da Brigada Militar. A feira ocorre de 9 a 14 de dezembro, das 8h às 20h, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre.

Divulgação
Divulgação

Na ocasião, o diretor-técnico da FGTAS, Darci Cunha, destacou a importância de o Programa Gaúcho do Artesanato realizar a feira no Largo Glênio Peres e do trabalho desenvolvido pela FGTAS no sentido de apoiar e promover espaços de comercialização de produtos artesanais.

Divulgação
Divulgação

Já a coordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), Marlene Leal Garcia, agradeceu a presença da Banda da Brigada Militar, o trabalho dos servidores da FGTAS e a participação dos artesãos.

Entre os expositores do evento está o casal Ataíde Correa Filho e Zuleica Beltrame, de Porto Alegre, que comercializa brincos de prata e de reaproveitamento de madeira no estande 24. “Participamos pela primeira vez da Artesul. Temos boas expectativas para a feira, pois é realizada em uma localização excelente e em um período próximo ao Natal”, completa.

Também participa pela primeira vez do evento, Guilhermo de Torres, de Eldorado do Sul, que trabalha há 36 anos como artesão e vive exclusivamente da renda dessa atividade. Ele vende poltronas e tambores produzidos com a técnica de couro-modelagem no estande 46.

Divulgação
Divulgação

Ao todo, 170 artesãos irão comercializar peças de madeira calado e de entalhe, bichos e bonecos, pintura, crochê, tecelagem, couro, porongo, tricô, patchwork, biscuit, macramê, porcelana, tapeçaria, fuxico, prata, papel machê, dobradura, cutelaria, escultura, cartonagem e brinquedos pedagógicos.

Os produtos que serão expostos e comercializados nos 116 estandes da Artesul foram avaliados por uma comissão, de acordo com os critérios da Portaria FGTAS Nº. 067/2009, como porcentagem de trabalho manual, matéria-prima utilizada, conhecimento da técnica e personalidade no estilo.

Participarão da feira artesãos de 42 municípios gaúchos: Alvorada, Barra do Ribeiro, Butiá, Cachoeirinha, Caçapava do Sul, Campo Bom, Canoas, Capão da Canoa, Capela de Santana, Caxias do Sul, Dois Irmãos, Dom Pedro de Alcântara, Eldorado do Sul, Esteio, Flores da Cunha, Frederico Westphalen, Guaíba, Gravataí, Imbé, Lindolfo Collor, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Portão, Porto Alegre, Rio Pardo, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Santa Rosa, Sapiranga, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Tapera, Tapes, Tramandaí, Três Coroas e Viamão.

Divulgação
Divulgação

A Feira de Artesanato - Artesul consta nos calendários de Eventos e Mensal de Atividades de Porto Alegre, por meio da Lei nº 12.458, de 26 de outubro de 2018. Objetiva promover a diversidade do artesanato gaúcho, estimular o empreendedorismo, gerar emprego e renda e reconhecimento profissional.

A última edição do evento, realizada em 2018, contou com 48 estandes e contabilizou a venda de 4.459 peças artesanais, que somaram R$ 152.908, de 11 a 14 de dezembro, no Largo Glênio Peres, na capital.

PGA

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. Desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o PGA é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

 

 

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social