Resultados da Expoargs e blog Artesanato Colaborativo foram apresentados durante live

Programa Gaúcho do Artesanato

Live transmitida pela página da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) no Facebook apresentou os resultados da 38ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul e lançou o blog Artesanato Colaborativo, nesta terça-feira, 14 de setembro.

A Expoargs contabilizou mais de R$ 592 mil em produtos comercializados, conforme os dados apresentados pela coordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), Luciana Pêss. Os produtos mais vendidos no evento foram enfeites de cuias, cuias e indumentárias gaúchas em couro, considerando o número de peças.

WhatsApp Image 2021 09 14 at 11 24 14
14123457-whatsapp-image-2021-09-14-at-11-24-14.jpeg

O diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, ressaltou o sucesso da Expoargs: “Este ano, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia, superamos as expectativas. Foram comercializados mais de 11,5 mil produtos e estiveram presentes artesãos de 42 municípios gaúchos. Estou muito feliz pela grande feira que proporcionamos aos expositores. O trabalho realizado pela FGTAS e a união de esforços, com apoio do governador, Eduardo Leite, e do secretário, Ronaldo Nogueira, possibilitou, à Fundação, isentar os artesãos dos custos com transporte de produtos e instalação de estandes”.

Ainda, Grade mencionou que, no encerramento da feira, ocorrido na noite do último domingo, 12 de setembro, os artesãos fizeram uma salva de palmas e entregaram uma carta de agradecimento, à FGTAS, pela realização do evento.

Já o secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Ronaldo Nogueira, explanou sobre a importância da retomada das feiras de artesanato presenciais e avaliou que: “a Expoargs obteve um resultado extraordinário no contexto de pandemia. Parabéns aos expositores, que fizeram uma bonita feira, e a todos os servidores da FGTAS envolvidos na organização do evento. A STER está à disposição do PGA no sentido de colaborar para que os artesãos gaúchos sejam bem-sucedidos e que o RS seja um case de sucesso neste segmento”.

Expoargs

A Expoargs ocorreu concomitante à Expointer, de 4 a 12 de setembro, no Pavilhão do Artesanato, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A maior feira de artesanato gaúcho é realizada pela FGTAS, por meio do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA).

A edição de 2021 contou com 107 artesãos expositores em 80 estantes. Foram comercializadas peças de cutelaria, biscuit, couro, tecelagem, entalhe em madeira, vime, dobradura, bichos e bonecos, patchwork, bambu, crochê, esculturas em argila, fuxico, bordado, tricô, porongo, tapeçaria, brinquedos pedagógicos, macramê, prata-alpaca, ponto cruz e artesanato típico regional, entre outros.

Blog Artesanato Colaborativo

Durante a live, também foi apresentado o blog Artesanato Colaborativo, espaço virtual para elaboração do Portal do Artesanato Gaúcho, que será lançado em novembro e irá expor produtos e técnicas artesanais utilizadas pelos artesãos vinculados ao PGA.

O blog receberá cadastros de profissionais, de feiras e de espaços de comercialização de artesanato até o dia 20 de outubro. Os cadastros aprovados terão suas informações divulgadas no lançamento do Portal, que ocorrerá de 22 a 26 de novembro. O objetivo do Portal é a promoção e o incentivo a criação de uma identidade para o artesanato gaúcho com foco na relevância cultural, criativa e econômica. As contribuições com o blog serão recebidas por meio do preenchimento de formulários disponíveis no link: www.artesanatocolaborativo.rs.gov.br.

PGA

Desenvolvido pela FGTAS, o PGA incentiva e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a expedição de notas fiscais com isenção de ICMS, além da participação em exposições, feiras e locais de comercialização dos produtos.