Semana do Migrante inicia ressaltando a importância do debate sobre a questão migratória no RS

abertura seminário migrantes 1406
15075554-abertura-seminario-migrantes-1406.jpeg

O lançamento da II Semana Estadual do Migrante ocorreu ontem, 14 de junho, com transmissão na plataforma digital da Assembleia Legislativa. Participaram do evento a comissão organizadora, representantes da sociedade civil, entidades que atuam com migrantes, a Comissão de Cidadania e Justiça da Assembleia Legislativa e convidados.

O secretário do Trabalho e Assistência Social (STAS), Ronaldo Nogueira ressaltou a importância do evento como momento onde a sociedade possa refletir sobre a questão da migração no Brasil e RS. Destacou que a secretaria tem o objetivo de trabalhar na qualificação da população migrante, proporcionar condições de acesso ao crédito e de ampliar as possibilidades de acesso ao mercado formal de trabalho.

O diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade destacou o desafio da FGTAS de trabalhar para fortalecer as alternativas de empregabilidade a migrantes. Reforçou que as agências FGTAS/Sine no Estado são um espaço de atendimento e acolhimento da população migrante e de todos os trabalhadores.

Também participou da abertura o secretário de Justiça, Sistema Penitenciário e Socioeducativo, Mauro Hauschild. Falou que o nosso Estado tem na essência a migração e que todos em ações conjuntas, Estado, município, organizações e sociedade civil, tem ambiente para desenvolver  programas que garantam a vida digna aos migrantes. Destacou a importância da secretaria do Trabalho na formação e qualificação da população migrante para que estejam preparadas para entrar no mercado do trabalho.

A II Semana Estadual do Migrante vai ser realizada de 14 a 22de junho, será transmitida de forma virtual no Facebook da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). As atividades propostas buscam evidenciar a importância do diálogo sobre migração e refúgio como um fenômeno global, destacando a necessidade de garantir os direitos inerentes ao ser humano e à vida digna.

O evento é promovido SJCDH, Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS) a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), a Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS), o Centro Ítalo-Brasileiro de Atendimento ao Imigrante (CIBAI Migrações), o Serviço Jesuíta para Migrantes e Refugiados (SJMR), o Espaço Mundo - Esteio, o Fórum Permanente de Mobilidade Humana (FPMH) e o Comitê de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas do Rio Grande do Sul (COMIRAT-RS).