Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

WEBINÁRIO ARTESÃO EM FOCO: ARTESANATO, CULTURA E SUSTENTABILIDADE

O Webinário Artesão em Foco: Artesanato, cultura e sustentabilidade será transmitido pela página e canal da FGTAS no Facebook e Youtube, respectivamente, de 23 de novembro a 4 de dezembro. A abertura do webinário será realizada na próxima segunda-feira, 23 de novembro, às 14h. Confira, a seguir, a programação completa:

Eixo valorização e reconhecimento

Terça-feira (24/11)

Divulgação
Divulgação

- das 10h às 10h45 e das 11h15 às 12h: Oficina em Lã e Tecelagem – Técnica Típico Regional

Instrutoras: Marlene Leal, coordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), e Shirley Machado, instrutora dos cursos da Casa do Artesão de Porto Alegre

- das 15h às 17h30: Roda de conversa artesanato e patrimônio: mestres dos saberes e fazeres do RS

Participantes: Douglas Kaigang (Jacinto da Rosa); José Cirilo Mbyá-Guarani (Pires Morinico); Cacica Acuab Charrua; Edegi Maria Gomes Da Silva, artesã fundadora da Associação Quilombola Peixoto dos Botinhas de Viamão; Teresinha Carvalho da Silva, uma das fundadoras do projeto Art’Escamas formado por mulheres que utilizam técnicas tradicionais açorianas para elaboração de peças de artesanato com escamas e couro de peixe; Naira Maria Ferreira, jornalista, artesã, delegada do Colegiado Setorial do Artesanato do RS, secretária da FEDARGS e membro da Associação dos Artesãos de Torres; Laci Beatriz Soares, artesã, delegada do Colegiado Setorial do Artesanato do RS, vice-presidente da FEDARGS e presidente da ARTEFAN; Júlio Cesar Garcia, artesão, delegado do Colegiado Setorial do Artesanato do RS e conselheiro da COOPARIGS.

Mediadoras: Letícia de Cássia, museóloga, pesquisadora do Patrimônio Cultural e coordenadora do Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio do RS; e Rejane Beatriz Verardo, presidente da FEDARGS, coordenadora do Colegiado Setorial do RS e vice-presidente da COOPARIGS.

Quarta-feira (25/11)

Divulgação
Divulgação

– das 10h às 10h45 e das 11h15 às 12h: Oficina em Couro Cru – Técnica Típico Regional

Instrutores: Marlene Leal, coordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), e Vagner Heleno Pereira, instrutor dos cursos da Casa do Artesão de Porto Alegre.

- das 15h às 17h30: Roda de conversa artesanato e patrimônio: saberes e fazeres protegidos

Participantes: Caroline de Quadros, Ana Lecy Pacheco, extensionistas da Emater RS/Ascar, Noemi dos Santos Lemos, Nilza Peres de Oliveira, artesãs, e Letícia de Cássia, museóloga, pesquisadora do Patrimônio Cultural e coordenadora do Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio do RS.

Mediadoras: Luciana de Oliveira, historiadora, especialista em Histo?ria do Rio Grande do Sul, Memória e Patrimônio e Educação para o Patrimônio, delegada do Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio; e Rossanna Prado, socióloga, pesquisadora e delegada do Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio.

Eixo empreendedorismo e sustentabilidade

Quinta-feira (26/11)

Divulgação
Divulgação
- das 10h30 às 11h30: Oficina Elaboração de projeto para fomento

Instrutora: Letícia de Cássia, museóloga, pesquisadora do Patrimônio Cultural e coordenadora do Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio do RS.

- das 14h às 15h30: Palestra Artesanato e turismo: estratégias de desenvolvimento territorial

Participantes: Fernanda Sklovsky, designer territorial; Fernanda Costa da Silva, Elizangela Mainardi Roso Teixeira e Marines Rosali Bock, extensionistas rural da Emater/RS-Ascar.

Sexta-feira (27/11)

Divulgação
Divulgação
- das 10h30 às 11h30: Debate Artesão em rede: organização e comercialização do artesanato – arranjo produtivo local - APL.

Participantes: Jorge Imperatore, doutor em Ciências Sociais e mestre em Desenvolvimento Regional, professor universitário e diretor de Projetos Estratégicos da STAS; Marcelo Zepka Baumgarten, doutor em Administração de Empresas e diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS; e Nelsa Inês Fabian Nespolo, integrante da Direção da central Justa trama e da Unisol RS.

- das 14h às 15h: Palestra: artesanato inovador: como se diferenciar no pós pandemia?

Palestrante: Bruno Bertoldo de Melo, graduado em Administração, pós-graduado em Marketing de Relacionamentos e Gestão Estratégica de Pessoas, mestre em Gestão de Organizações Públicas, atua como tutor universitário e coordenador da Agência FGTAS/Sine Santiago.

Eixo política e social

Segunda-feira (30/11)

Divulgação
Divulgação
- das 15h às 17h30 - 1º Fórum Estadual do Artesanato: políticas públicas e o panorama atual do artesanato no âmbito estadual e nacional

Participantes: representantes do PAB; CONART BRASIL; STAS; SEDAC; SEDETUR; FGTAS; PGA; EMATER/RS-ASCAR.

Mediadores: Denis da Silva Costa, coordenador do Departamento de Promoção e Desenvolvimento Social (DPDS) da FGTAS; e Rejane Beatriz Verardo, presidente da FEDARGS, coordenadora do Colegiado Setorial do RS e vice-presidente da COOPARIGS.

Terça-feira (1º/12)

Divulgação
Divulgação
- das 10h às 11h30 - 1º Fórum Estadual do Artesanato: previdência social especial para o artesão

Participantes: Luiz Gustavo Capitani, especialista jurídico; Maria das Graças Reis Costa, presidente da Conart/Brasil e da Federação das Associações de Artesãos do Estado do Espírito Santo; Maria do Rosário Nunes, deputada federal; e Sérgio de Freitas Silva, presidente da COOPARIGS, diretor da FEDARGS e delegado do Colegiado Setorial do Artesanato do RS.

Mediadores: Denis da Silva Costa, coordenador do Departamento de Promoção e Desenvolvimento Social (DPDS) da FGTAS; e Rejane Beatriz Verardo, presidente da FEDARGS, coordenadora do Colegiado Setorial do RS e vice-presidente da COOPARIGS.

- das 15h às 17h30: 1º Fórum Estadual do Artesanato: síntese das demandas debatidas no fórum e elaboração das proposições

Participantes: Luiz Gustavo Capitani, especialista jurídico; e Maria das Graças Reis Costa, presidente da Conart/Brasil e da Federação das Associações de Artesãos do Estado do Espírito Santo.

Mediadores: Denis da Silva Costa, coordenador do Departamento de Promoção e Desenvolvimento Social (DPDS) da FGTAS; e Rejane Beatriz Verardo, presidente da FEDARGS, coordenadora do Colegiado Setorial do RS e vice-presidente da COOPARIGS.

Quarta-feira (02/12)

Divulgação
Divulgação
- das 10h às 11h: Palestra Lei Aldir Blanc e o segmento do artesanato

Palestrante: Rejane Beatriz Verardo, pedagoga, artesã, presidente da FEDARGS, coordenadora do Colegiado Setorial do RS e vice-presidente da COOPARIGS.

- das 14h30 às 15h30: Palestra As potencialidades do coletivo: o artesanato e a formação de grupos organizados

Palestrantes: Denis da Silva Costa, coordenador do Departamento de Promoção e Desenvolvimento Social (DPDS) da FGTAS; e os extensionistas rural da Emater/RS-Ascar, Ivanir Maria Argenta dos Santos e Anderson André Silveira Rotuno.

Eixo empreendedorismo e sustentabilidade

Quinta-feira (03/12)

Divulgação
Divulgação

- das 10h30 às 11h30: Oficina O artesanato no mundo pós-covid: possibilidades de comunicação e valorização do produto local e artesanal através das redes sociais

Instrutora: Fernanda Sklovsky, designer de produto com mais de 20 anos de experiência e foco em projetos de desenvolvimento territorial socioeconômico.

- das 14h30 às 15h: Premiação dos Concursos de Valorização do Artesanato Gaúcho e do Projeto Lã RS

Mediadores: Denis da Silva Costa, coordenador do Departamento de Promoção e Desenvolvimento Social (DPDS) da FGTAS; e a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Ivanir Maria Argenta dos Santos.

Sexta-feira (04/12)

Divulgação
Divulgação
- das 10h30 às 11h30: Oficina Formação do Preço de Venda

Instrutores: Denis da Silva Costa, coordenador do Departamento de Promoção e Desenvolvimento Social (DPDS) da FGTAS; e a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Ivanir Maria Argenta dos Santos.

- das 14h30 às 15h30: Encerramento webinário Artesão Em Foco

 

 

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social