Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Renovação da Carteira de Artesão PGA

Programa Gaúcho do Artesanato
Programa Gaúcho do Artesanato

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social – FGTAS, por intermédio do Programa Gaúcho de Artesanato – PGA, disponibiliza a ferramenta de solicitação online de renovação da Carteira Estadual de Artesão. O recurso eletrônico disponibilizado aplica-se somente para renovação simples, ou seja, sem a adição de matéria prima na carteira.

Estão isentos do pagamento das taxas para confecção ou renovação da Carteira de Artesão os artesãos indígenas; idosos com idade igual ou superior a 60 anos; detentos do sistema penitenciário em regime fechado e semiaberto; adolescentes com idade igual ou superior a 16 (dezesseis) anos, internos da Fundação de Atendimento Sócio Educativo do Rio Grande do Sul (FASE); e adolescentes com idade igual ou superior a 16 (dezesseis) anos, acolhidos pela Fundação de Proteção Especial (FPE).

Os demais artesãos deverão emitir e pagar a guia de recolhimento de taxa. O valor é corrigido anualmente, atualmente está em R$ 26,31. Acesse este link para emitir a guia de recolhimento, escolha o serviço relacionado e preencha a guia de acordo conforme passo a passo abaixo, pague no Banrisul, Sicredi ou Banco do Brasil. Não esqueça de salvar o comprovante de pagamento, que deverá ser anexado a este formulário eletrônico.

Para a renovação de carteira com a adição da matéria prima ou primeira via da Carteira de Artesão, o artesão deverá requerer o agendamento com a unidade de atendimento de seu município, mediante a aplicação do teste de habilidade.

Consulte o endereço das agências FGTAS/SINE.

Você, artesão(ã), que deseja realizar a simples renovação de validade da Carteira de Artesão deverá preencher o formulário abaixo e enviá-lo juntamente com foto atualizada, e documentos solicitados, na forma de arquivos digitalizados.

Clique aqui para emitir a guia de pagamento

Clique aqui para ver o passo a passo de preenchimento da guia

 

Digite apenas o números da sua carteira PGA

Informe seu nome completo, conforme carteira atual.

Informe seu endereço completo

Consulte critérios de isenção e orientações sobre o pagamento da taxa de serviço no texto acima, anterior a este formulário eletrônico.

Selecione a Agência FGTAS/SINE para retirar a Carteira PGA

Inclua aqui observações.

Anexar os seguintes documentos digitalizados: Foto 3x4, RG, CPF, comprovante de residência atualizado, carteira de artesão atual e comprovante de recolhimento da taxa.
O prazo para confecção do documento renovado é de 30 dias. Após a renovação, você receberá retorno pelo e-mail informado. Para dúvidas e mais informações, entre em contato. artesanato@fgtas.rs.gov.br 51 32263055

Máximo de 10 arquivos de até 7MB cada.
Formatos permitidos:
- Documentos (doc,docx,txt,rtf,odt)
- Imagens (gif,jpg,jpeg,png)
- PDF (pdf)

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social