Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

TRILHA DE CAPACITAÇÕES EM GESTÃO

ARTESANATO BEM-FEITO, NEGÓCIO BEM-SUCEDIDO

O(A) Programa Gaúcho do Artesanato – PGA, promove concomitante a realização das inscrições e da 1ª EXPOSIÇÃO VIRTUAL DE ARTESANATO DO RIO GRANDE DO SUL, uma trilha de capacitações voltadas ao artesão(ã).

Serão realizados 13 (treze) capacitações de preparação do artesão(ã), de acompanhamento e de sustentabilidade.

As atividades de capacitações de preparação do artesão(ã), tem por objetivo orientar sobre princípios básicos para inserção digital e exposição de sua produção no meio virtual. As atividades de preparação contarão com as seguintes temáticas: Fotos para internet, Redes Sociais e Marketing Digital. As capacitações serão realizadas nas seguintes datas:

Capacitação: Fotografia como uma ferramenta de vendas
Data: 10 de agosto - 14h30

Com apresentação da fotógrafa Kellin Polli, a capacitação terá duração de 1h30 e abordará temas como técnica e edição de fotos e é dirigida a artesãos e empreendedores. Clique aqui para assistir à capacitação.

Capacitação: Redes Sociais – Estratégias e Táticas
Data: 14 de agosto - 14h30
Com duração de 2h30, a capacitação será ministrada pelo consultor de negócios, Joelton Nunes, e abordará as principais redes sociais (TikTok, Snapchat, Facebook, Instagram, Whatsapp, Linkedin, Tinder, Twitter, YouTube, blog, entre outras), além das estratégias relacionadas a essas ferramentas e a utilização de fotos e vídeos. Clique aqui para se inscrever no evento virtual.

Capacitação: O artesanato e o artesão: geração de conteúdo específico para comunicação e vendas nas redes sociais
Datas: 19 de agosto (das 10h30 às 12h) e 20 de agosto (das 11h às 12h)
Na capacitação serão abordados os seguintes temas: como elaborar post com um olhar do designer; orientações de textos que apresentem o resgate de sua habilidade e da cultura local e como construir relações emocionais nos posts nas redes sociais. A palestrante será a designer territorial, Fernanda Sklovsky. Clique aqui para se inscrever no evento virtual.

Capacitação: Marketing Digital – Parte I, II e III
Datas: 21 de agosto, 04 e 11 de setembro - 14h30
As atividades de capacitações de acompanhamento do artesão(ã), tem por objetivo acompanhar a sua participação na 1ª EXPOSIÇÃO VIRTUAL DE ARTESANATO DO RIO GRANDE DO SUL, com o objetivo de aperfeiçoar suas habilidades na divulgação de sua produção no meio virtual As atividades de acompanhamento contarão com as seguintes temáticas: Ferramentas Virtuais, Atendimento e Prospecção. Palestras ministrada pelo consultor de negócios, Joelton Nunes.
Clique aqui para se inscrever no evento virtual.

Capacitação: Ferramentas Virtuais 
Data: 18 de setembro - 14h30
            21 de setembro - 10h30
Com duração de 4h, a capacitação será ministrada pelo consultor de negócios, Joelton Nunes. A palestra será no dia 18 de setembro, das 14h30 às 17h, e abordará temas como ferramentas virtuais, marketing de conteúdo, otimização de conversão, automação de marketing, gestão de redes sociais, mídia paga, design e ferramentas de comunicação. No laboratório prático proposto para o dia 21 de setembro, das 10h30 às 12h, será um espaço para abordar dúvidas, compartilhar dicas e orientações e também atividades para ampliar conhecimentos abordados na palestra. Clique aqui para se inscrever no evento.

Capacitação: Ferramentas Virtuais para o artesão contemporâneo no uso de aplicativos no celular
Data: 25 de setembro - 14h30
            28 de setembro - 11h
A palestrante será a designer territorial, Fernanda Sklovsky. No dia 25 de setembro, serão abordados os seguintes conteúdos: passeio virtual pelos principais museus e obras de arte do mundo todo (Google Arte e Cultura), orientações de textos que apresentem o resgate de sua habilidade e da cultura local, aplicativos para captação e sugestão de cartela de cores a partir de fotos, edição de texto e elementos em fotos (Canvas) e aplicativos para edição de fotos. Já no dia 28 de setembro será realizada a atividade de laboratório prático, que envolverá dicas e demonstrações práticas de aplicação dos conhecimentos adquiridos na atividade anterior, além de esclarecimento de dúvidas dos participantes e orientações práticas. Clique aqui para se inscrever no evento.

Capacitação: Atendimento e Prospecção – Como conquistar e encantar clientes
Datas: 2, 5, 9 e 13 de outubro - 14h30

Com 8 horas de duração, a capacitação será ministrada pelo consultor de negócios da empresa INOVAP – Assessoria e Comunicação, com 32 anos de experiência em consultoria, Joelton Nunes. No dia 2 de outubro, das 14h30 às 17h, serão abordados os seguintes tópicos: definição de target e de roteiros, conhecendo os potenciais clientes, prepare sua apresentação, estabeleça objetivos e ferramentas. No dia 9 de outubro, das 14h30 às 17h, serão tratados os seguintes tópicos: meios de prospecção e atendimento, atendimentos reativo e pró-ativo, satisfação do cliente e processos de fidelização. Já nos dias 5 e 12 de outubro, das 10h30 às 12h, ocorrerão atividades de laboratório prático, que envolverão dicas, orientações, aplicação dos conhecimentos adquiridos e esclarecimento de dúvidas dos participantes. Clique aqui para se inscrever no evento.

Capacitação: O relacionamento com o cliente na era digital
Data: 16 e 19 de outubro

A capacitação será ministrada pelo consultor de negócios da empresa INOVAP – Assessoria e Comunicação, com 32 anos de experiência em consultoria, Joelton Nunes. No dia 16 de outubro, às 14h30, serão abordados os seguintes tópicos: bom relacionamento = crescimento; boa comunicação; agilidade; tipos de clientes e como agir, como melhorar o relacionamento com o cliente e economia de relacionamento. Já no dia 19 de outubro, às 10h30, será realizado um reforço dos conhecimentos transmitidos, um retorno de exercício e atividades complementares e fornecidas dicas e demonstrações práticas de aplicação dos conhecimentos. Clique aqui para se inscrever no evento

Capacitação: Turismo & artesanato – amplie suas possibilidades de negócios
Datas: 23 e 26 de outubro

A capacitação será ministrada pela bacharel em Turismo, com mestrado em Planejamento Urbano e Regional, Fernanda Costa da Silva, que já atuou como prestadora de serviços do Ministério do Turismo, diretora municipal de Turismo de Pelotas/RS, no setor privado de eventos e, atualmente, é professora do Curso de Bacharelado em Turismo do IPA e Extensionista Rural da EMATER-RS/ASCAR. No dia 23 de outubro, das 14h30 às 16h30, serão abordados os seguintes tópicos: inserção de artesanato em rotas/roteiros turísticos; produção Associada ao Turismo - união de artesanato e alimentação para turistas; exposição – organização de materiais para atendimento aos turistas; importância da identidade local para trabalho junto a rotas/roteiros; usos de artesanato para despertar interesse turístico; vínculos com a demanda – Turismo de Experiência e Turismo Criativo e novas possibilidades de mercado – eventos; mercado digital de experiências online. Já a atividade de laboratório prático ocorrerá no dia 26 de outubro, das 10h30 às 12h, com o objetivo de reforçar os conhecimentos transmitidos, dar um retorno de exercício e atividades complementares e fornecer dicas e demonstrações práticas de aplicação dos conhecimentos. Clique aqui para se inscrever no evento.

Capacitação: Parcerias e Estratégias – Parte I e II
Data: 29 de outubro e 13 de novembro - 14h30
O instrutor será o consultor de negócios e CEO da Inovap Assessoria e Marketing, Joelton Nunes.
Na quinta-feira, 29 de outubro, das 14h30 às 17h, serão abordados os seguintes tópicos: o que são parcerias estratégicas; qual a melhor para seu negócio: institucional ou comercial?; vantagens das parcerias estratégicas; como desenvolver parcerias que rendem resultados; quais cuidados devemos tomar; como devolver vantagens para o parceiro estratégico e qual continuidade devemos dar nas parcerias estratégicas.
Já na terça-feira, 3 de novembro, ocorrerá a atividade de laboratório prático, das 10h30 às 12h, que envolverá a apresentação de cases e modelos práticos de aplicação imediata. Clique aqui para se inscrever no evento

Capacitação: Os segredos das grandes marcas: venda todo seu estoque no digital
Datas: 13 e 16 de novembro
O palestrante será Rossano Paim, graduado em Marketing e especialista em Marketing Digital com certificações internacionais na área, com mais de 10 anos de experiência de mercado, produzindo conteúdos para grandes empresas.
No dia 13 de novembro, das 14h30 até 16h, serão abordados os seguintes tópicos: como atrair, conectar e converter novos clientes, através de poderosas técnicas de tráfego e comunicação persuasiva (copywriting). Já no dia 16 de novembro, ocorrerá a atividade de laboratório prático, das 10h30 às 12h, com o objetivo de reforçar os conhecimentos transmitidos, dar um retorno de exercício e atividades complementares e fornecer dicas e demonstrações práticas de aplicação dos conhecimentos. https://www.sympla.com.br/os-segredos-das-grandes-marcas-venda-todo-seu-estoque-no-digital__1030986

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social