VII Artesul contabiliza mais de R$ 26 mil em vendas

O primeiro dia da VII Artesul contabilizou a venda de 581 peças, que somam R$ 26.340,00. O evento é promovido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), de 6 a 11 de dezembro, das 9h às 19h, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. Ao todo, 102 artesãos de 30 municípios comercializam seus produtos em 59 estandes.

Na tarde desta terça-feira, 7 de dezembro, ocorreu a cerimônia de abertura da feira. Na ocasião, o secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Ronaldo Nogueira, ressaltou a alegria de celebrar mais uma edição da Artesul e manifestou a expectativa de que os artesãos realizem boas vendas ao desejar que “voltem de malas vazias e bolsos cheios”.

O diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, explanou sobre a importância da Artesul e afirmou que a feira é “motivo de orgulho e inspiração, pois demonstra a força do Programa Gaúcho do Artesanato”. Agradeceu todos os envolvidos na realização do evento e destacou que a “VII Artesul marca a história do 30º aniversário da FGTAS com dedicação e comprometimento em prol das pessoas”.

Por fim, a coordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato, Luciana Pêss, agradeceu a equipe e aos parceiros de trabalho envolvidos na execução das ações do PGA e na Artesul.

Na feira, estão expostas matérias-primas como fios, tecido, porongo, madeira, metal e couro. Entre os expositores está Geane Mota, que comercializa enfeites de biscuit para chimarrão, no estande 31. Ela participa, pela primeira vez da Artesul, e estima em 60% o volume de vendas no evento.

O artesão Fábio Moura também tem “boas expectativas para a feira” O expositor do estande 24, começou a produzir artesanato como hobby, há seis anos, e, hoje, vive exclusivamente dessa renda. Ele comercializa panelas de disco de arado, paneleiro, grelha para fogão de chão, além de churrasqueira e fogão produzidos a partir de roda de carro.

Os produtos expostos foram selecionados por uma comissão que avaliou: porcentagem do trabalho manual, matéria-prima, conhecimento da técnica, personalidade no estilo e critérios no desenho, estética, produto final e aspectos em destaque.

Presenças

Acompanharam a cerimônia de abertura da Artesul o vereador goiano, Oscar Serranegra; os representantes da Prefeitura de Chuí, Carlos Segovia e Alex Veiga; o chefe da Coordenação de Fomento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Oscar Pelicioli; e a presidente da Federação dos Artesãos do RS, Rejane Verardo.

Histórico da Artesul

A Feira de Artesanato - Artesul consta nos calendários de Eventos e Mensal de Atividades de Porto Alegre, por meio da Lei nº 12.458, de 26 de outubro de 2018. Objetiva promover a diversidade do artesanato gaúcho, estimular o empreendedorismo, gerar emprego e renda e reconhecimento profissional.

PGA

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. Desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o PGA é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.