Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

FGTAS é convidada a integrar o Colegiado Setorial do Artesanato

Publicação:

Divulgação
Divulgação

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), através do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), foi convidada a participar do Colegiado Setorial do Artesanato. O convite foi feito ao diretor-presidente da FGTAS, Gilberto Baldasso, em reunião realizada nesta semana com o secretário adjunto da Secretaria da Cultura (Sedac), André Kryszczun. Na ocasião, também foram propostas parcerias em feiras e eventos.

O Colegiado é um órgão de assessoramento imediato do secretário da Cultura que tem por finalidade analisar, debater e propor políticas públicas e diretrizes específicas de cultura.

Foi criado em 2015 por meio do Departamento de Cidadania e Diversidade Cultural a partir de uma solicitação de representantes das associações dos Artesãos do Rio Grande do Sul (Associart), da Feira de Artesanato da Praça da Alfândega (Artefan), da Feira de Artesanato do Partenon, do Sindicato dos Artesãos do Rio Grande do Sul, da Cooperativa dos Artesãos do Rio Grande do Sul (Cooparigs) e da Associação Gaúcha de Artes Integradas.

PGA

Desenvolvido pela FGTAS, o Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social