Programa de qualificação profissional é lançado em Porto Alegre

Lançamento do programa Master Garçom
Lançamento do programa Master Garçom - Foto: Alex Rocha/Palácio Piratini

Para qualificar o serviço e o atendimento em hotéis, restaurantes, bares e similares, foi lançado na manhã desta terça-feira (30) o Programa Master Garçom. A ação visa qualificar 1.500 profissionais e futuros profissionais do setor até o final de 2017. A iniciativa é fruto de uma parceria entre entre o governo do Estado, o Senac, a prefeitura de Porto Algre e entidades do setor.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir de 12 de setembro, com aulas em 20 cidades gaúchas a partir de outubro. No total, serão oferecidos três cursos: Garçom (240 horas/aula), Técnicas no Serviço de Garçom (80 h/a) e Excelência no Atendimento para Garçom (40 h/a).

Diretor-presidente da FGTAS, Gilberto Baldasso, participa do lançamento do programa Master Garçom - Foto: Alex Rocha/Palácio Piratini

O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Catarina Paladini, esteve representando o governo do Estado na lançamento do programa e enalteceu a importância da qualificação profissional para a obtenção e manutenção do emprego e qualidade dos serviços para manter postos de trabalho em um momento de dificuldades econômicas no país. "Neste quadro de altas taxas de desemprego, a qualificação é a porta para a estabilidade profissional e qualidade do serviço apresentada é essencial para manter e ampliar o negócio", afirma Catarina. "A qualificação é fundamental para a reinserção ao mercado de trabalho", acrescenta Angela Oetinger, secretária municipal do Trabalho e Emprego de Porto Alegre.

O mercado de restaurante, bares e similares está em crescimento no estado e no país, com uma expansão anual aproximada de 10%. O Rio Grande do Sul tem aproximadamente 21 mil restaurantes e o número aumento em 4,17% neste ano. O índice de aumento foi maior e chegou a 8,45% em relação a bares e similares. A rede hoteleira gaúcha atualmente conta com 2.715 estabelecimentos e neste ano o crescimento foi de 2%.

As inscrições poderão ser feitas no site do Senac. As aulas serão ministradas em Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Gramado, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Tramandaí, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Santa Maria, Pelotas, Rio Grande, Passo Fundo, Carazinho, Uruguaiana, Santo Ângelo, Santana do Livramento e Ijuí.

A cerimônia contou com a participação do presidente da FGTAS, Gilberto Baldasso, do presidente regional do Senacrs, José Paulo da Rosa, e de representantes da Fecomércio, do Sindihotel, do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel - RS).

Texto: Ernani Campelo/ Ascom STDS
Edição: Léa Aragón/ Secom