Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Programa Gaúcho do Artesanato fez a primeira doação para a Campanha do Agasalho 2017

Publicação:

Peças de tricô doadas à Campanha do Agasalho
Peças de tricô doadas à Campanha do Agasalho

A coordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), Marlene Leal, entregou para a secretária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, a primeira doação para a Campanha do Agasalho 2017. As peças de tricô e tecelagem foram produzidas por sete artesãs do programa, durante o 3° Encontro de Primeiras-Damas - Protagonistas da Solidariedade, que encerrou com o lançamento da Campanha do Agasalho 2017, nesta quarta-feira, 24 de maio, no auditório do Ministério Público do RS. O evento contou com a presença do diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Gilberto Baldasso.

"Em 1988, era secretário do Trabalho e criei a Casa do Artesão de Porto Alegre, um espaço para a promoção da arte e a geração de trabalho e renda. Por isso, sinto orgulho e satisfação em ver essas artesãs produzindo peças para a Campanha do Agasalho. Essa inciativa ajuda quem precisa e também faz bem aos que doam. Não é assistencialismo, mas sim atender socialmente e criar um novo futuro. Quem doa dá força", destacou o governador do Estado, José Ivo Sartori.

A secretária do Gabinete de Políticas Sociais e de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, pediu "o apoio e o envolvimento dos municípios gaúchos para que as doações cheguem a quem precisa, acarinhando quem recebe e fortalecendo quem doa".

O coordenador de publicidade da Secretaria de Comunicação do RS, Tiago Dimer, comentou que será realizada a divulgação da campanha com o mote "Quem doa dá força" nos veículos de comunicação, além de ações como o "tricotaço solidário", que reunirá pessoas que farão tricô para doar agasalhos.

Encontro de Primeiras-Damas

Organizado pelo Gabinete de Políticas Sociais, o 3º Encontro de Primeiras-Damas visa a fortalecer as relações entre governo do Estado e municípios, com a exposição e o debate de ações sociais conjuntas. A ideia é aperfeiçoar recursos para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Ao longo do dia, foram debatidos temas como o programa Primeira Infância Melhor (PIM), Criança Feliz, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Campanha Escolha o Destino, Ações em Prevenção em Saúde e Campanha do Agasalho 2017. O evento contou com a participação de primeiras-damas, prefeitas, vice-prefeitas e secretárias dos municípios do Rio Grande do Sul.   

Programa Gaúcho do Artesanato

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) é desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos. O Programa incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização.

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social