Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Roda de Conversa sobre enfrentamento a violência sexual reuniu mais de 100 participantes

Publicação:

Divulgação
Divulgação

A Roda de Conversa “Como enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes” reuniu 111 participantes nos dias 14 e 15 de maio, no Vida Centro Humanístico.

Na segunda-feira, 14 de maio, foram realizadas duas rodas de conversa, uma no turno da manhã e outra à tarde, exclusivamente, para adolescentes e jovens de 14 a 18 anos. O evento foi coordenado pela voluntária do Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescente de Porto Alegre (Evesca) e assessora da Diretoria Administrativa da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Otília Henz. Durante a manhã, foram contabilizados 33 participantes e, à tarde, 36. Por meio de dinâmicas participativas, os jovens aprenderam um pouco sobre os órgãos e serviços envolvidos na rede de proteção às crianças e adolescentes, tais como o Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil (CRAI), o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente da Polícia Civil (DECA) e os Conselhos Tutelares.

Na tarde da última terça-feira, 15 de maio, a roda de conversa sobre escuta protegida e encaminhamento de denúncias com delegadas do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca) reuniu profissionais da rede de atendimento e a comunidade em geral, totalizando 42 participantes. Foram apresentados dados referentes ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, esclarecendo dúvidas e fomentando a discussão com profissionais de diversas entidades das áreas da saúde, assistência social e educação.

A Roda de Conversa foi promovida do Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, composto por representantes de instituições públicas e de organizações sociais e membros natos. A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) é representada no Comitê pela psicóloga Karine Puntel desde junho de 2015.

O comitê objetiva monitorar, propor e avaliar as ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes; articular, mobilizar e executar Campanhas, especialmente, as do Comitê Nacional referentes ao “Carnaval Livre do Abuso e Exploração Sexual” e ao “18 de maio”; além de promover ações que visem proteger os Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos megaeventos e grandes empreendimentos.

O evento gratuito e aberto à população foi realizado em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), data constituída pela Lei Federal n° 9.970 de 2000. De acordo com o site do Unicef, o dia 18 de maio foi escolhido em razão do Caso Araceli que comoveu o país, em 1973, quando uma menina de 8 anos foi cruelmente assassinada após ter sido violentada em Vitória, no Espírito Santo.

Como denunciar

As denúncias de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas para o Disque Denúncia Nacional (Disque 100) ou para o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), através do telefone 0800 642 6400.

Vida

Administrado pela FGTAS, o Vida Centro Humanístico é um espaço de cidadania com ações de saúde, trabalho, lazer, educação, esporte e cultura.  Está localizado na Zona Norte de Porto Alegre (Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132).

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social