Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Tem início a montagem da Expoargs no Parque de Exposições Assis Brasil

Publicação:

Inicia a montagem dos estandes da Expoargs
Inicia a montagem dos estandes da Expoargs

A montagem dos estandes da 34ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs) iniciou, nesta segunda-feira, 14 de agosto. O maior evento de artesanato do Estado é uma promoção do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) e ocorrerá simultaneamente à Expointer, de 26 de agosto a 3 de setembro de 2017, no Parque de Exposições Assis Brasil, no Pavilhão do Artesanato, em Esteio.

Ao todo, foram selecionados, para o evento, 195 artesãos que produzem peças de bijuteria, couro trançado, bichos e bonecos, crochê, patchwork, tecelagem, entalhe em madeira, cutelaria, argila, pintura em tecido, biscuit, escultura em gesso, tricô, típico regional, macramê, marchetaria, resina, dobradura, vidro, metal e porongo. 

A Expoargs irá expor e comercializar peças de 51 municípios gaúchos: Alegrete, Alvorada, Ametista do Sul, Bagé, Balneário Pinhal, Barra do Ribeiro, Butiá, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Caçapava do Sul, Camaquã, Campo Bom, Canoas, Capão da Canoa, Capela de Santana, Caxias do Sul, Dom Pedro de Alcântara, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Flores da Cunha, Frederico Westphalen, Gramado, Gravataí, Guaíba, Guarani das Missões, Imbé, Ivoti, Lindolfo Collor, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Palmitinho, Passo Fundo, Porto Alegre, Rio Pardo, Santana do Livramento, Santa Rosa, Santo Ângelo, Sapucaia do Sul, Rosário do Sul, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Sobradinho, Tapes, Tramandaí, Veranópolis, Viamão e Vila Flores.

Ao todo, foram recebidas 612 inscrições para o evento. Os artesãos participaram do processo de triagem dos produtos, que envolveu a avaliação das peças em nove municípios gaúchos pelos técnicos do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA). A triagem foi realizada de 11 a 26 de maio, na Casa do Artesão de Porto Alegre e nas Agências FGTAS/Sine de Novo Hamburgo, Tramandaí, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santo Ângelo, Santana do Livramento, Bagé e Cachoeira do Sul. Os trabalhos foram avaliados de acordo com os critérios da Portaria FGTAS Nº 067/2009 (http://www.fgtas.rs.gov.br/upload/arquivos/201510/21122650-portaria-67-2009.pdf).

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. O Programa é desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos.

 

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social