Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Agências FGTAS/Sine realizam atendimento preferencial a migrantes na sexta-feira, 23 de junho

São mais de 6 mil oportunidades de emprego

Publicação:

Divulgação Migrantes
Divulgação Migrantes

Na sexta-feira, 23 de junho, será o dia de atendimento preferencial para migrantes. Os migrantes terão atendimento para encaminhamento para vagas de emprego, orientações sobre seguro-desemprego e Carteira de Trabalho Digital e entrevistas de emprego nas unidades. A relação de endereços das unidades está disponível no site: https://fgtas.rs.gov.br/agencias-fgtas-sine.

Os trabalhadores migrantes interessados em se candidatar às vagas de emprego devem comparecer ao local com número do CPF e um dos  seguintes documento de identificação: Protocolo de Solicitação de Refúgio, Documento Provisório de Registro Nacional Migratório – DPRNM, Solicitação de Residência (documento aceito excepcionalmente sem foto), Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM, Registro Nacional do Estrangeiro – RNE e demais documentos de identificação emitidos no Brasil , como carteira de Trabalho física ou passaporte.

Todas as unidades participam do atendimento preferencial e nas Agências FGTAS/Sine sediadas nos municípios de Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Canoas, Feliz, Guaíba, Ijuí, Marau, Montenegro, Nova Prata, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Quarai, Rio Grande, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Taquara e Teutônia, terá a participação de empresas nas unidades para realizar entrevistas diretamente com os trabalhadores. Na oportunidade, os trabalhadores serão cadastrados no sistema e, aqueles que possuírem perfil profissional compatível com as vagas de emprego oferecidas, receberão carta de encaminhamento para participar da entrevista com a empresa presente na Agência.

A ação faz parte da IV Semana Estadual do Migrante, que ocorre de 19 a 23 de junho. As atividades propostas buscam evidenciar a importância do diálogo sobre migração e refúgio como um fenômeno global, destacando a necessidade de garantir os direitos inerentes ao ser humano e à vida digna.

O diretor-presidente da FGTAS, José Scorsatto, ressalta que “as 167 unidades sediadas em 162 municípios são espaços de acolhimento de trabalhadores. Oferecem um serviço público na área do trabalho, emprego e renda e do empreendedorismo, e têm como principais características a universalidade, a gratuidade e a inserção de profissionais no mercado formal de trabalho”.

Mais de 6 mil vagas de empregos estão abertas nas Agências FGTAS/Sine
Nas unidades que participam do atendimento preferencial e nas demais agências do Estado, 6.142 vagas de trabalho estão sendo disponibilizadas aos trabalhadores.

Do total de oportunidades de trabalho disponíveis, 76% não exigem experiência e 32% também não exigem escolaridade. Ainda, com relação à escolaridade, 23% das oportunidades exigem Ensino Médio completo e 22%, Fundamental incompleto.  No que tange ao setor econômico, 41% das vagas pertencem ao setor da indústria; 24%, serviços. A remuneração das oportunidades, 48%, de 2 a 3 salários mínimos e 26% variam de 1,5 a 2 salários mínimos. 

As Agências FGTAS/Sine com os maiores números de vagas abertas são Erechim (568), Parobé (324), Teutônia (249), Santa Cruz do Sul (241) e Vacaria (206).

 As ocupações com os maiores números de vagas abertas são alimentador de linha de produção (1.302), vendedor de comércio varejista (193), atendente de lojas e mercados (154), operador de caixa (150) e trabalhador da pecuária (140).

 

Agências FGTAS/Sine com entrevistas presenciais

Porto Alegre – Centro – José Montaury 31 – 06 empresas presentes na Agência

            Participação daOrganização Internacional para as Migrações (OIM) da Organização das Nações Unidas (ONU) com os serviços: apoio de equipe especializada em migrações, atendimento multilínguas (francês, espanhol, português e inglês), encaminhamento para vagas de emprego, orientações sobre os serviços públicos e auxílio na regularização migratória.

Outras ações: oficina de currículos e de documentação

. Arroio do Meio – 01 empresa na Agência

. São Luiz Gonzaga – 01 empresa na Agência

. Rio Grande – 05 empresas na Agência– Mais ações:  acompanhamento psicológico, das famílias, pela turma de psicologia da faculdade Anhanguera, cadastro das famílias no CAD Único da prefeitura e oferta de curso de qualificação na área de informática pela escola Silva Paes.

. Teutônia – 01 empresa na Agência

. Feliz – 02 empresas na Agência

. Nova Prata – 01 empresa na Agência.

. Guaíba – 03 empresas na Agência

. Marau – 05 empresas na Agência - Ações: confecção de currículos, encaminhamentos de documentos com Balcão Migra, orientações serviços públicos e programas sociai e matrícula para aulas de português.

. Santo Ângelo atendimento no Sine Móvel presente no Feirão de Empregos – Praça Pinheiro Machado – das 10h às 16h

. Quarai – 04 empresas na Agência. Outras ações: Parceria com a Prefeitura e com a Polícia Federal - orientação aos migrantes no encaminhamento das Carteiras de Identidade Fronteiriças, assim como em parceria com a Receita Federal a emissão de CPF.

. Ijuí – 11 empresas na Agência – Outras ações: Parceria com SENAC- orientação aos migrantes na confecção de currículo, preenchimento da Carteira de Trabalho Digital e como se apresentar em uma entrevista.

. Montenegro – 01 empresa na Agência

. Taquara – 01 empresa na Agência

. Pelotas – 02 empresas na Agência – Parceria Cáritas Arquidiocesana de Pelotas e Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social de Pelotas.

. Canoas – Parceria Prefeitura, Coordenadoria do Imigrante e MACA (Movimento Ação por Canoas) – vagas de emprego e oferta de cursos de qualificação profissional.

. Passo Fundo – 03 empresas na Agência.

. Bento Gonçalves – 02 empresas na Agência – Parceria com a Paróquia Santo Antônio.

 

FGTAS

Vinculada à Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) é a instituição executora das políticas públicas de trabalho, emprego e desenvolvimento social do RS. Desenvolve as ações do Sistema Nacional de Emprego, operacionalizado nas Agências FGTAS/Sine, que envolvem os serviços de seguro-desemprego, geração e análise de informações sobre mercado de trabalho, projetos de emprego e renda e qualificação profissional.

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social