Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Capacitação profissional gratuita para 2 mil jovens gaúchos

Publicação:

Divulgação
Divulgação

O Instituto PROA, organização sem fins lucrativos, está com 2 mil vagas abertas para jovens gaúchos. As inscrições podem ser feitas até 08 de maio no site https://www.proa.org.br/. A capacitação que representa uma oportunidade de formação e encaminhamento para o emprego é voltada para jovens de 17 a 22 anos, que já tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas de todo Estado. As aulas iniciam no dia 15 de maio.

No Rio Grande do Sul, o PROA conta com a parceria da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), e da Secretaria Estadual da Educação (SEDUC). Também são apoiadores o Instituto Cyrela e a Fundação Casas Bahia, que além de viabilizar a realização do curso no Estado oferecem vagas de emprego aos formados.

É a quarta turma de formação oferecida pelo PROA no Estado. O PROA completou 15 anos de atividades em 2022 e já impactou mais de 36 mil jovens no Brasil. Dos inscritos no RS 374 jovens concluíram o curso e 172 foram empregados nas empresas parceiras.

Vidas transformadas

É o caso da jovem Kethellen Oliveira, de Porto Alegre, 19 anos, com a capacitação conseguiu uma vaga de emprego e teve a vida  transformada pelo PROA. “Com o módulo de Projeto Profissional, tive uma base de autoconhecimento sobre o que eu deveria fazer. Nas aulas de comunicação percebi uma área de que gostava e com as oportunidades encaminhadas pelo PROA, garanti minha vaga”, detalha Kethellen. Hoje a jovem trabalha como auxiliar de escritório na Auxiliadora Predial e ainda garantiu uma bolsa integral do PROUNI para cursar Publicidade e Propaganda na Uniasselvi.

Inscrições e formação gratuita

Para aproveitar a oportunidade de se capacitar gratuitamente e ser encaminhado para o emprego, basta que os jovens egressos de escolas públicas se inscrevam no site do PROA. Depois da inscrição, os candidatos passam por uma prova simples de português, matemática e análise de perfil. Durante três meses, os estudantes aprovados no PROA realizam a formação essencial gratuita que inclui aulas de Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação.

Após essa primeira etapa, eles podem optar por sete trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de Administração e Logística, Análise de Dados , Promoção de Marcas, UX Design, Varejo e Educação Financeira.

Instituto PROA

O Instituto PROA foi fundado há 15 anos por um grupo de empresários que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a serem protagonistas de suas carreiras. Nasceu em São Paulo e já está presente no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, além do Rio Grande do Sul.

Com informações do Instituto Proa

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social