Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Casa do Artesão de Canoas irá comemorar 19 anos

Publicação:

Programa Gaúcho do Artesanato
Programa Gaúcho do Artesanato

A Casa do Artesão de Canoas irá realizar um chá para expositores e alunos das oficinas de artesanato, na próxima quinta-feira, 13 de junho, para comemorar seus 19 anos.

A Casa é uma iniciativa do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) e envolve um espaço de exposição e comercialização que serve como ponto de apoio e incentivo aos novos artesãos.

 “O Programa Gaúcho do Artesanato é ótimo. Nos últimos anos, surgiram novas técnicas e houve, inclusive, um aumento no número de vendas na Casa”, destaca a coordenadora da loja, Reni Chaves, que trabalha há 15 anos com técnica artesanal de pintura em tecido, tricô, crochê, sucata e papelão e expõe e comercializa seus produtos na Casa há oito anos.

Criada em 10 de junho de 2000, a Casa reúne 23 artesãos que expõem peças de crochê, tricô, pintura, biscuit, fuxico, patchwork, tear e gesso. Ainda, oferece oficinas de pintura em tecido, crochê, tricô, patchwork e amigurumi, que contam com 30 alunos.

Ao todo, Canoas possui 2.358 artesãos cadastrados no Programa Gaúcho do Artesanato. Desse total, 78,9% são mulheres. Em 2018, 22.659 peças artesanais foram vendidas e emitidas notas fiscais no valor de R$ 424.854,35. Já em 2019 foram comercializadas 2.432 peças e emitidas notas fiscais no valor de R$ 58.806,17.

Desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o PGA incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio a comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social