Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Diretora administrativa acompanha atividades do curso de Pintura em Tela no Vida Centro Humanístico

Publicação:

Divulgação
Divulgação

A diretora administrativa, Francieli Pompeo de Mattos, e o coordenador do Departamento de Promoção de Desenvolvimento Social da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Denis da Silva Costa, realizaram uma visita ao Vida Centro Humanístico, na última quarta-feira, 29 de novembro. Na oportunidade, eles acompanharam as atividades do curso de Pintura em Tela, que acontece no espaço da FGTAS e conta com o apoio do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA).

A iniciativa é realizada em parceria com o Clube de Mães Morada da Colina e atende 16 mulheres do eixo-baltazar em situação de vulnerabilidade social e violência doméstica. O curso teve início em outubro e encerrará o primeiro módulo em dezembro. Ao todo, a formação profissional engloba quatro módulos.

Ao final da capacitação, as participantes poderão realizar o teste de habilidade para obtenção da Carteira de Artesão, emitida pelo Programa Gaúcho de Artesanato. O teste consiste em elaborar uma peça artesanal por matéria-prima/técnica a ser cadastrada, em todas as suas fases, diante de técnicos da FGTAS. A Carteira de Artesão viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

Desenvolvido pela FGTAS, o Programa Gaúcho de Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização.

Vida Centro Humanístico

Administrado pela FGTAS, é um espaço de cidadania que reúne ações de saúde, trabalho, lazer, educação, esporte e cultura na Zona Norte de Porto Alegre (Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132). No local, são oferecidas atividades de inclusão social voltadas a crianças, adolescentes, jovens e idosos, por meio de ações de promoção da saúde, educativas, esportivas, de lazer e de cultura. Ao todo, estão sediadas, no Vida, 19 organizações civis sociais e quatro órgãos públicos.

O chefe da Seção de Geração de Trabalho e Renda da FGTAS, Rodrigo Brandão, acompanhou a agenda.

Texto: Jaíne Martins/Gabinete da Presidência da FGTAS

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social