Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Diretoria da FGTAS reúne-se com o coordenador do Escritório da OIM no RS

Publicação:

Divulgação
Divulgação

Os diretores-presidente, José Scorsatto, e técnico da FGTAS, Carlos Eduardo Prestes, reuniram-se com o coordenador do Escritório da Organização Internacional para as Migrações (OIM) no RS, Iurqui Pinheiro da Rocha, nesta terça-feira, 30 de maio.

O objetivo da reunião foi discutir a ampliação das ações realizadas por meio da parceria firmada entre a FGTAS e a OIM, Agência da ONU para as Migrações. A ideia é expandir, para as Agências FGTAS/Sine no interior do estado, o projeto piloto de atendimento especializado para migrantes. Atualmente, as atividades são realizadas na Agência FGTAS/Sine Porto Alegre Centro (Rua José Montaury, 31), onde os migrantes recebem atendimento multilíngue (francês, espanhol, português e inglês) de encaminhamento para serviços públicos, como intermediação de mão de obra, e auxílio na regularização migratória.

Também está em desenvolvimento a destinação de um espaço, no Vida Centro Humanístico, para atendimento dos migrantes, nas áreas de qualificação profissional e de regularização migratória. Hoje, o Vida oferece doações de cestas básicas e de roupas, além de cursos de português para o público migrante, por meio de parcerias firmadas com organizações sediadas no local.

Parceria FGTAS e OIM

A parceria estabelecida entre a FGTAS e a OIM envolve cooperação nas ações relacionadas à inserção laboral e à integração social de migrantes e refugiados e ao projeto Oportunidades, que promove a integração econômica de venezuelanos e migrantes de países vizinhos em situação de vulnerabilidade no Brasil. A iniciativa viabiliza a realização de feirão de empregos, compartilhamento de dados e informações e capacitações para os servidores das Agências sobre documentação e integração de migrantes e refugiados.

Estabelecida em 1951, a OIM, Agência da ONU para as Migrações, é o principal organismo intergovernamental no campo da migração. Contando com 174 estados-membros, 8 estados observadores e escritórios em mais de 100 países, a OIM dedica-se a promover uma migração segura, ordenada e digna.

Presenças

Também participaram da reunião, pela FGTAS, o assessor da Diretoria Técnica, Vilmar Gomes, e o coordenador do Departamento de Promoção de Desenvolvimento Social (DPDS), Denis Costa; e, pela OIM, o consultor, Paulo Romero, e a assistente de projetos, Beruska Chinchilla.

Texto: Jaíne Martins/Gabinete da Presidência da FGTAS

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social