FGTAS e Prefeitura Municipal de Capão da Canoa firmam Termo de Compromisso para realização da 3ª Artenorte
Publicação:
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social e a Prefeitura Municipal de Capão da Canoa promoveram, nesta quinta-feira, 5 de setembro, o ato de assinatura do Termo de Compromisso para realização da 3ª Feira Estadual de Artesanato do Litoral Norte (Artenorte). O ato realizado no auditório da Prefeitura Municipal contou com a presença do diretor-técnico da FGTAS, Carlos Eduardo Prestes, e do prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano.
A 3ª Artenorte ocorrerá de 14 a 17 de novembro de 2024, no Largo Baronda, em Capão da Canoa. A FGTAS, através do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), realizará, por meio da publicação de edital, a seleção dos artesãos que irão expor e comercializar produtos na feira.
A última edição da Artenorte, realizada de 20 a 23 de novembro de 2023, reuniu o trabalho de mais de 100 artesãos de 10 municípios gaúchos, que comercializaram seus produtos em 74 estandes.
Também acompanharam o ato, representando a FGTAS, o assessor da Diretoria Técnica, Vilmar Gomes; o coordenador do Departamento de Promoção de Desenvolvimento Social, Denis Costa; a coordenadora da Agência FGTAS/Sine Imbé, Jéssica Hilário; e o servidor da Agência FGTAS/Sine Capão da Canoa, Leonardo Meira.
PGA
Desenvolvido pela FGTAS, o Programa Gaúcho de Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.