Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

FGTAS promove contratação de migrantes em parceria com a ONU

Publicação:

Divulgação
Divulgação

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), órgão vinculado a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, promove em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) da Organização Das Nações Unidas (ONU) o dia de Atendimento Especializado para Migrantes, na quarta-feira, dia 22 de março, das 8h às 12h, na Agência FGTAS/Sine Centro Histórico, Rua José Montaury, 31.

Com o apoio de equipe especializada em migrações, os migrantes terão atendimento multilínguas (espanhol, português e inglês), encaminhamento para serviços públicos e entrevista de emprego na agência.

Interessados em se candidatar às vagas de emprego devem comparecer ao local com número do CPF e um dos  seguintes documento de identificação: Protocolo de Solicitação de Refúgio, Documento Provisório de Registro Nacional Migratório – DPRNM, Solicitação de Residência (Documento aceito excepcionalmente sem foto), Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM, Registro Nacional do Estrangeiro – RNE e demais documentos de identificação emitidos no Brasil.

Na oportunidade, os trabalhadores serão cadastrados no sistema e, aqueles que possuírem perfil profissional compatível com as vagas de emprego oferecidas, receberão carta de encaminhamento para participar da entrevista com a empresa presente na Agência.

Também neste dia os representantes da OIM e do fundo estadunidense USAID farão uma visita nas instalações da agência e acompanharão a realização do atendimento especializado.

Segundo dados do CAGED, em 2022, 21.216 migrantes foram admitidos no RS, sendo 13.346 homens e 7.870 mulheres. Nas Agências FGTAS/Sine foram inscritos 3.601 migrantes e foram realizados 7.829 encaminhamentos de migrantes para vagas de emprego no mesmo período.

 

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social