Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Peças de 35 artesãos gaúchos serão expostas no Salão Internacional de Artesanato em Brasília

Publicação:

Divulgação FGTAS
Peças de 35 artesãos gaúchos serão expostas no Salão Internacional de Artesanato em Brasília

Peças de 35 artesãos gaúchos serão expostas no 7º Salão Internacional de Artesanato, que acontece de 5 a 9 de novembro, no Parque da ExpoBrasília, na capital do Distrito Federal. O evento reunirá 26 estados brasileiros com o objetivo de estimular o mercado para o consumo dos produtos artesanais, gerar negócios, aproximar o artesão do mercado consumidor e divulgar os países participantes, em especial o Brasil, como atrativo turístico.

Os artesãos de 19 municípios gaúchos foram escolhidos por meio de seleção promovida pelo Programa Gaúcho do Artesanato, através da Casa do Artesão de Porto Alegre. No evento, serão comercializados produtos de entalhe em madeira, pintura em tecido e porcelana, couro, porongo, crochê, tecelagem, machetaria, cutelaria, entre outros.

Toda a mercadoria será transportada em um caminhão baú do Programa do Artesanato Brasileiro. O veículo foi doado pelo Governo Federal e tem capacidade para suportar até 11 toneladas de cargas, com cabine em aço, baú de alumínio e plataforma de elevação acoplada.

FGTAS

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, órgão vinculado à Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, desenvolve o Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), que incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. São 43.225 artesãos participando ativamente do programa e 23 Casas e/ou Lojas do Artesão em todo o Estado.

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social