Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Recuperação da Casa do Artesão de Porto Alegre é pauta de reunião

Publicação:

Divulgação
Divulgação

A recuperação da Casa do Artesão de Porto Alegre foi a pauta da reunião realizada, na manhã desta quinta-feira, 20 de junho, na sede da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).

Na ocasião, o diretor-técnico da FGTAS, Carlos Eduardo Prestes, recebeu os seguintes representantes da Secretaria Estadual da Cultura: Rubinho Oliveira, coordenador do Sistema Estadual de Cultura; Renato Savoldi, diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE); e Silvio Bento, coordenador do programa RS Criativo.

Também participaram da reunião, pela FGTAS, o assessor da Diretoria Técnica, Vilmar Gomes; os coordenadores dos Departamentos de Promoção de Desenvolvimento Social, Denis Costa; e de Serviços, Rogério Anesi; do Programa Gaúcho de Artesanato, Luciana Pêss; a presidente da Comissão de Licitações e Pregões, Luciana Anversa; o chefe da Seção de Infraestrutura, Thiago Luis Souza; a agente técnica - desenhista projetista, Rosemeri Martins; e a analista - engenheira civil, Rejane Silva.

Durante a reunião, foram fornecidas orientações e discutidas possibilidades para a captação de recursos para o projeto e a execução da obra de recuperação da Casa do Artesão de Porto Alegre, como, por exemplo, a Lei Rouanet e o Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL).

Na oportunidade, foi ressaltado o propósito da Direção da FGTAS de, além de recuperar o patrimônio, promover a preservação da simbologia e da história da Casa, que acolhe e forma artesãos gaúchos. No imóvel inventariado pelo município de Porto Alegre, funcionava a sede administrativa do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), uma loja e os cursos de artesanato. Era um espaço de exposição, comercialização e ponto de apoio e incentivo aos novos artesãos.

Atingida pela enchente de maio, a Casa do Artesão de Porto Alegre está passando, atualmente, pelo processo de limpeza e aguardando a vistoria da Secretaria de Obras.

PGA
Desenvolvido pela FGTAS, o PGA incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio a comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

Texto: Jaíne Martins/Gabinete da Presidência da FGTAS

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social