Seminário Artesão em Foco será realizado em Passo Fundo

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), através da Agência FGTAS/Sine de Passo Fundo, promoverá o seminário regional Artesão em Foco, na quinta-feira, 24 de outubro, das 8h às 16h, na Câmara de Vereadores de Passo Fundo.

Para participar do evento, basta inscrever-se gratuitamente através do telefone (54) 3313-2207 ou do e-mail empfundo@emater.tche.br.

O seminário pretende discutir a profissão de artesão, estimular a formação de grupos de produção, impulsionar a comercialização e contribuir para a qualificação, atualização e valorização do artesão e de sua produção. Confira, a seguir, a programação:

8h – Recepção

8h45 – Abertura

9h – Painel Artesanato e geração de renda

- Previdência social e o artesão com o gerente-executivo do INSS de Passo Fundo, Adriano Faccioli

- Conceitos e legislações, carteira do artesão e nota fiscal com o coordenador do Departamento de Promoção e Desenvolvimento Social da FGTAS, Denis Costa, e Ivanir dos Santos, da Emater/RS–Ascar

- Microcrédito produtivo com Jorge Imperatore, coordenador estadual do Programa Gaúcho de Microcrédito

12h – Intervalo para almoço

13h30 – O artesanato na saúde mental com a assistente social do Hospital César Santos, Eloísa Duarte, e o psicólogo do Hospital César Santos, Rodrigo Garcia Martins

14h – Palestras:

- O artesão que fabrica sonhos, reinventando o trabalho manual com o professor da Universidade de Passo Fundo, Ivan Dourado;

- Marketing digital para pequenas empresas com o professor da Universidade de Passo Fundo, Ciro Gusatti

16h – Encerramento

O evento é uma promoção da FGTAS em parceria com Emater-RS/Ascar e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo.

PGA

O PGA incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. Desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.