Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Mais de 1,3 mil espectadores assistiram ao 2º Webnário Artesão em Foco

Publicação:

Divulgação
Divulgação

O 2º Webnário Artesão em Foco foi assistido por 1.350 pessoas até a última sexta-feira, 10 de setembro. O evento integrou a programação da 38º Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul e foi transmitido, ao vivo, pela página da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) no Facebook (www.facebook.com/fgtas.oficial), de 8 a 10 de setembro.

Para o coordenador do Departamento de Promoção de Desenvolvimento Social (DPDS) da FGTAS, Denis Costa, “as atividades virtuais têm como objetivo trazer a dimensão de comunicação, orientação, divulgação e valorização do artesão nas plataformas digitais. Paralelo à Expoargs, o Webnário permitiu uma interação direta com a feira e apresentação de alguns artesãos que estavam expondo no evento. A atividade, na forma virtual, veiculada nas redes sociais da FGTAS possibilita, ao artesão, acessar, a qualquer momento, e buscar essas informações, esclarecimentos e orientações”.

O evento realizado pela FGTAS, por meio do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), proporcionou atividades de trocas de experiências e de orientações, além de espaços de discussão das políticas públicas e de interação. Entre os temas abordados no webnário estavam as políticas públicas, as perspectivas de desenvolvimento e a apresentação de projetos que impactam o segmento artesanal.

Participaram das discussões o secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Ronaldo Nogueira; o diretor-técnico da FGTAS, Carlos Eduardo Prestes; os coordenadores do DPDS, Denis Costa, e do PGA, Luciana Pêss; a secretária da Cultura, Beatriz Araújo; a representante do PAB, Nayara Rodrigues; a representante da Fedargs, Rejane Verardo; o presidente da COOPARIGS, Sérgio Freitas Silva; o secretário de Trabalho, Indústria e Comércio de Torres, Alexandre Porcatt; a pesquisadora e museóloga, Letícia de Cassia; a coordenadora estadual do Artesanato Rural da Emater/Ascar, Ivanir Argenta; e as representantes do Projeto Memórias dos Saberes e Fazeres, Giorgia Santos e Andréia Becker.

A capacitação constante do público artesão é um compromisso do PGA, que deverá realizar outro evento com esse intuito ainda em 2021. Costa adianta que “nos dias 19 e 26 de outubro e 9 e 16 de novembro será realizada a Trilha de Capacitação em Gestão: Artesanato Bem Feito, Negócio Bem Sucedido, que tem como objetivo capacitar, os artesãos, para melhor explorar o mercado digital, com pautas sobre design, acesso ao mercado, atendimento ao cliente, marketing digital e assuntos relacionados ao PGA e ao Programa RS TER”.

Expoargs

A 38º Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs) ocorreu concomitante à Expointer de 4 a 12 de setembro, no Pavilhão do Artesanato, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A feira é uma realização da FGTAS, por meio do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), e contou com 80 estandes que reuniram 107 artesãos expositores.

 

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social