Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Estado inicia atendimento na primeira Casa do Trabalhador do Rio Grande do Sul

Publicação:

Casa Trabalhador
Casa do Trabalhador

O Governo do Estado, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), vinculada à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, inicia nesta segunda-feira (25) o atendimento à população na primeira Casa do Trabalhador do Rio Grande do Sul. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Marechal Floriano, 94, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Neste primeiro momento, a unidade passa a oferecer os serviços básicos de empregabilidade, com atendimento voltado à intermediação de mão de obra, encaminhamento do seguro-desemprego e orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital). A iniciativa marca uma nova etapa na modernização da política pública de emprego no Estado, ampliando o acesso da população a serviços essenciais para inserção e reinserção no mercado de trabalho.

Casa do Trabalhador

A Casa do Trabalhador, com inauguração prevista para breve, foi estruturada para reunir, em um único espaço, diferentes serviços relacionados à empregabilidade, proporcionando atendimento mais integrado, acessível e qualificado. A reorganização da rede de atendimento também contempla o encerramento das atividades de unidades como Azenha, Tudo Fácil Zona Sul e Centro (Capitão Montanha), fortalecendo os serviços na região central da Capital.

Além dos serviços já disponibilizados nesta fase inicial, contará com expansão progressiva da estrutura e da oferta de atendimentos. O espaço também oferecerá suporte a pessoas com deficiência e migrantes, além de promover mutirões de emprego, palestras e processos seletivos presenciais.

A estrutura da Casa do Trabalhador também inclui laboratório de informática voltado à qualificação profissional, salas para atendimento psicológico e espaços destinados ao artesanato, empreendedorismo e economia solidária. Com reforço no quadro de servidores e diversificação dos serviços ofertados, a unidade se consolida como um ambiente moderno e alinhado às demandas do mundo do trabalho.

Serviço
Sine - Casa do Trabalhador
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Local: Rua Marechal Floriano, 94 – Porto Alegre
Serviços disponíveis: vagas de emprego, encaminhamento do seguro-desemprego e orientações sobre CTPS Digital.

 

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social