Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

FGTAS promove a 42ª Exposição de Artesanato do RS durante a Expointer 2025

Publicação:

expoargs
Expoargs

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), promove a 42ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs). O evento ocorrerá de 30 de agosto a 7 de setembro de 2025, das 8h às 20h, no Pavilhão do Artesanato, durante a Expointer, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

A feira contará com 189 artesãos, de 56 municípios gaúchos, distribuídos em 124 estandes. Trata-se da maior vitrine do artesanato produzido no Rio Grande do Sul, reunindo tradição, diversidade cultural e inovação.

Produtos em exposição e comercialização
Os visitantes terão acesso a uma ampla variedade de artigos, entre eles: peças de cutelaria; pelegos e peles; couro típico regional (trançado e para montaria); cuias; esculturas em argila; calçados e adereços em couro bovino (alpargatas, chinelos campeiros, chapéus, boinas, aventais e bolsas); tapetes de couro e pele e produtos em madeira, metal e lã.

Participação de associações
A edição de 2025 contará com a presença de três entidades coletivas:
. Cooperativa Olhares (Novo Hamburgo) – três artesãos;
. Associação Abart (Butiá) – sete artesãos;
. Arteve (Veranópolis) – dez artesãos (primeira participação no evento).

Novidades da edição
Uma das atrações será a exposição permanente “Saberes e Fazeres Artesanais”, um showroom que apresentará a diversidade do artesanato gaúcho. O espaço possibilitará ao público contemplar peças representativas da produção artesanal e, posteriormente, visitar os estandes para conhecer os artesãos e adquirir os produtos diretamente.

Seleção dos expositores
Os participantes foram escolhidos mediante edital público, com triagem técnica que avaliou: qualidade e aplicação das técnicas artesanais; estética e originalidade; relação do produto com a cultura local e referência à cultura popular e destaque técnico.

Municípios representado
Estão confirmados artesãos dos seguintes municípios: Alegrete, Alvorada, Ametista do Sul, Arroio do Meio, Arroio do Sal, Bagé, Barra do Ribeiro, Butiá, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Campo Bom, Canoas, Capão da Canoa, Capela de Santana, Eldorado do Sul, Esteio, Fagundes Varela, Flores da Cunha, General Câmara, Gramado, Gravataí, Imbé, Lindolfo Collor, Marau, Morro Reuter, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Paraí, Passo do Sobrado, Passo Fundo, Pelotas, Portão, Porto Alegre, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, Santana do Livramento, Santo Antônio da Patrulha, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Sertão Santana, Sobradinho, Tapes, Taquara, Torres, Tramandaí, Venâncio Aires, Veranópolis, Viamão, Vila Flores e Xangri-lá.

Resultados da edição anterior
A 41ª Expoargs, realizada em 2024, registrou a venda de 25.999 peças, totalizando R$ 1.770.530,60, valor 11% superior ao de 2023.

Programa Gaúcho de Artesanato (PGA)
O PGA, desenvolvido pela FGTAS, tem como missão fomentar a atividade artesanal no Estado, promovendo qualificação, profissionalização e apoio à comercialização. Entre os benefícios concedidos aos artesãos cadastrados destacam-se: emissão da Carteira de Artesão; isenção de ICMS para circulação de produtos; possibilidade de emissão de notas fiscais e participação em feiras e exposições oficiais.

 

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social