FGTAS promove empregabilidade para mulheres vítimas de violência
Publicação:

Em apoio à campanha Agosto Lilás, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), nas Agências FGTAS/Sine de Caxias do Sul, Rio Grande e Santo Ângelo, desenvolve ações voltadas à inserção de mulheres vítimas de violência no mercado de trabalho.
A iniciativa tem como principal objetivo fortalecer a autonomia financeira dessas mulheres, promovendo a quebra dos ciclos de violência, dependência e vulnerabilidade social. Por meio de uma atuação integrada com a rede municipal de proteção social — que envolve áreas como saúde, segurança pública, assistência jurídica e apoio psicológico — as agências oferecem atendimento individualizado, considerando o perfil e as necessidades de cada mulher atendida.
Entre as ações desenvolvidas, destaca-se a busca ativa por oportunidades de trabalho junto a empresas locais, com foco na reintegração social e na construção de um futuro mais seguro e digno para essas mulheres e seus filhos.
Segundo Leandro Viana, coordenador da Agência FGTAS/Sine de Rio Grande, o projeto está já acontece há mais de cinco anos. “Temos uma ação consolidada, com apoio de diversos parceiros municipais, como a Promotoria das Mulheres, Prefeitura, Patrulha Maria da Penha e instituições de ensino. Formamos uma rede de acolhimento voltada a mulheres em situação de violência. As entrevistas são realizadas diretamente nas empresas, sempre com total cuidado para preservar a identidade e a segurança das participantes.”
Já em Santo Ângelo, a coordenadora da Agência de Desenvolvimento Social, Etiane Moellmann, destaca a importância do acolhimento contínuo: “Já recebemos mulheres que, com coragem e apoio, estão reconstruindo suas vidas. Algumas conseguiram se recolocar no mercado de trabalho; outras ainda estão em processo de fortalecimento pessoal e social. Para todas, mantemos as portas abertas, porque cada passo é essencial nessa jornada. Acreditamos que é possível romper ciclos de violência e construir caminhos de respeito, autonomia e oportunidade. Nosso papel é acolher, escutar e conectar essas mulheres com empresas e parceiros socialmente comprometidos.”
Na unidade FGTAS/Sine de Caxias do Sul, a coordenadora Zenaira Giacomelli realiza o atendimento às mulheres em situação de violência doméstica, oferecendo suporte nos serviços e apoio na busca por oportunidades de trabalho. Por meio da parceria com o Centro de Referência da Mulher, essas mulheres têm consultas agendadas para um atendimento individualizado na agência.
Agosto Lilás
O Agosto Lilás é uma campanha estabelecida pelo governo federal, transformando o mês de agosto em um período dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher.
A campanha do Agosto Lilás se destaca pela promoção de eventos e debates em todo o país, envolvendo agentes públicos e meios de comunicação para divulgar informações vitais sobre os tipos de violência — física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.